Página inicial > Últimas Notícias - CT > Saúde Emocional: professora do Centro de Tecnologia trabalha com psicologia positiva no ambiente universitário

Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 18h07

Em um ambiente Universitário, lugar onde diversos sonhos são realizados, o equilíbrio emocional é importante para lidar com os empecilhos que são encontrados ao longo da jornada. É nesse contexto que a professora Carla Eiras desempenha um papel significativo para que a comunidade do Centro de Tecnologia tenha autoconhecimento para gerenciar os sentimentos e trabalhar a produtividade.

WhatsApp_Image_2023-03-08_at_22.47.04.jpeg

Carla Eiras, professora do curso de Engenharia de Materiais da UFPI

Em uma percepção além do olhar de docente do curso de Engenharia de Materiais do CT, Carla, durante o exercício da profissão, identificou um certo desânimo dos alunos em relação ao curso escolhido por eles ou até mesmo problemas pessoais. Em 2017 começou a fazer cursos na área de desenvolvimento humano e sempre que tinha oportunidade, no final da aula, dividia com os discentes o que vinha aprendendo, ação que provocava certa melhora entre os estudantes.

Esse olhar diante das dificuldades enfrentadas pelos alunos motivou a professora a ajudá-los a ter uma qualidade de vida melhor, dentro e fora da Universidade. “Nessa mesma época a disciplina da felicidade havia sido implementada, pela primeira vez no Brasil, na Universidade de Brasília (UNB). Assim, entrei em contato com o professor responsável, tive acesso a ementa da disciplina e propus no Curso de Engenharia de Materiais dentro de uma disciplina optativa”, afirma Carla.

A disciplina da Felicidade, optativa, tem a proposta de focar na inteligência emocional e trabalhar a ligação dos alunos com os outros e com eles mesmos, uma visão relevante quando consideramos a evasão universitária nos cursos de engenharia no qual os alunos não têm oportunidades para falar de suas dificuldades e dores, provocando o isolamento e agravando o estado de apatia.

Nesse caso, conhecer as próprias emoções é conhecer e entender a si mesmo e o próprio temperamento com a possiblidade de melhorar a forma de se relacionar com o outro, seja no ambiente de trabalho ou em qualquer outro local. Portanto, saber superar desafios desenvolve a resiliência e capacita o estudante para o mercado de trabalho.

Devido a pandemia de Covid-19 a disciplina acabou não sendo mais ofertada, mas teve continuidade através de um curso de extensão on-line no qual 120 alunos, de diferentes regiões do país, participaram. “No ambiente da disciplina ou do curso de extensão os alunos compartilhavam suas dores e inseguranças e passavam a se sentir acolhidos, dando abertura para o processo de autoconhecimento”, completou Carla Eiras.

Atualmente, a professora está envolvida em reformular o conteúdo do curso por meio de estudos na área para que em breve novas turmas sejam ofertadas. “Quero reestruturar a ementa do curso e disciplina para poder auxiliar a comunidade acadêmica a compreender suas emoções e entender que não se deve acolher todo pensamento que surge como verdade absoluta a respeito de si
mesmo”, concluiu.

registrado em: ,