Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Solenidade marca inauguração do Museu de Enfermagem da UFPI
Início do conteúdo da página

Solenidade marca inauguração do Museu de Enfermagem da UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 09h07

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.11.53.jpeg

Interior do Museu, localizado ao lado do Auditório de Enfermagem

Na tarde da sexta-feira (29), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu mais um importante passo rumo à democratização do acesso à cultura no Piauí. Nesta ocasião, foi entregue à comunidade um novo espaço de impacto e importância para a história da Universidade: o Museu de Enfermagem da UFPI. A solenidade de inauguração, marcada por homenagens a importantes figuras da história do Curso, contou com a presença do Vice-Reitor, Viriato Campelo; da Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo e do Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales. O evento solene ocorreu no Auditório de Curso de Enfermagem da UFPI, que, recentemente, passou por reformas.

A idealização de ter-se um Museu de Enfermagem na UFPI surgiu a partir de um projeto desenvolvido pela professora Benevina Nunes, que atuou como pesquisadora em História da Enfermagem e docente da Universidade por mais de 30 anos. Após a sua morte, em 2021, os docentes do Departamento, em virtude dos 50 anos de fundação do Curso e como forma de celebrar a memória da idealizadora, decidiram tornar o projeto realidade. Com o apoio da Administração Superior e de outras parcerias, o Museu ganhou impulso e, por fim, concretizou-se neste ano. 

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.19.50.jpeg

Ficha técnica presente no Espaço, que conta a história do Projeto

O espaço, por meio de exposições de importantes relíquias e ambientação cultural e histórica, mostrará uma linha temporal da evolução da Enfermagem no mundo e no Brasil, com destaque a personagens importantes em nível estadual, nacional e mundial. Se somará, também, à abordagem do espaço, cenários de cuidados à saúde e profissionais da Enfermagem. Seguidamente à conclusão do período de celebração dos 50 anos do Curso, será divulgado um calendário com cronograma de visitação do público externo e interno. 

O Curso de Enfermagem da UFPI foi o primeiro do tipo a ser estabelecido no Piauí. Atualmente, figura como um dos mais importantes da área de saúde em todo o estado, formando cerca de 60 profissionais por ano. Desde então, a graduação tem desempenhado um papel fundamental no sistema de saúde de qualidade entregue à população. A tradição de excelência, no entanto, vai para além do campo profissional, com os programas de doutorado e mestrado oferecidos, que receberam, recentemente, reconhecimento máximo nos sistemas de avaliação educacional em todo o Brasil.

Programação da Inauguração

“Querida Benevina, esse Museu é um presente para você”, emocionada, expressou a professora e coordenadora do Projeto, Profa. Ana Maria Ribeiro, ao abrir o momento de falas da solenidade com um texto abordando a vida e história de Benevina. 

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.09.52.jpeg

Profa. Ana Maria Ribeiro, Coordenadora do Museu

Após a homenagem, a coordenadora partilhou um pouco de como se deu o desenvolvimento do Museu e reiterou a importância do novo espaço para a UFPI. “O principal objetivo de um museu é atender a uma demanda social. Eles servem para preservar a história e a cultura presentes no desenvolvimento geral da humanidade. No nosso caso, queremos preservar a história e a cultura da Enfermagem. Hoje, estamos abrindo uma nova porta para a nossa área. Um momento histórico para Universidade e para o nosso Curso”, exclamou.

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.09.53.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Dando seguimento à cerimônia, o Vice-Reitor, Viriato Campelo, destacou, com entusiasmo, o empenho da Administração Superior em seguir trabalhando lado a lado com os Centros da Instituição. “Reconhecemos este momento como um grande avanço para a Universidade. Esse espaço, tenho por certeza, não será restrito somente ao público interno, mas a todos aqueles que buscam fontes da nossa história. Conquistas como essas abrem novas portas para a UFPI”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.09.52_1.jpeg

Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso

Em seu pronunciamento, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Arquimedes Cavalcante Cardoso, apreciou do momento para ressaltar a importância e o legado da Graduação conquistado desde a sua fundação. “A Enfermagem é um dos cursos que mais tem contribuído para o crescimento da Universidade. É o berço de heróis e heroínas que a gente viu durante a pandemia. Nesses 50 anos, o Curso tem cumprido o principal tripé de uma universidade, o ensino, a pesquisa e a extensão. Os profissionais, aqui formados, conquistam não somente o Piauí, mas também o Brasil e o mundo”, discursou.

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.09.52_2.jpeg

Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Patrícia Maria Gomes.

A Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Patrícia Maria Gomes, concluiu seu momento de fala com uma mensagem de gratidão pela bem-sucedida história do Curso. Ela acrescentou, ainda, o desejo de elevar cada vez mais o ensino de qualidade oferecido pela Graduação e Pós-Graduação. “Neste ano, completaremos 50 anos. Ao longo desse período, temos a certeza de que cumprimos o nosso papel social, formando excelentes profissionais e contribuindo para o avanço e desenvolvimento da área. Hoje, é um dia de celebrar e reconhecer todos que fizeram e fazem parte dessa grandiosa história”, finalizou.

Ao fim da solenidade, as autoridades e o público presente se dirigiram para a área externa do Auditório, onde foi descerrada a placa com o novo nome do local, que homenageia a Professora Lina Vieira, docente do Curso de Enfermagem da UFPI por mais de 25 anos.

Posteriormente, por fim, foi cortada a faixa de inauguração do Museu de Enfermagem da UFPI.

WhatsApp_Image_2023-09-30_at_11.12.05.jpeg

Estudante do 8° período de Enfermagem, Vitor Augusto

Empolgado por ser o primeiro discente a conhecer o Museu após sua inauguração, o estudante do 8° período de Enfermagem, Vitor Augusto, relatou sua experiência e reforçou a importância do espaço. “O nosso curso é reconhecido como um dos melhores em todo o País. Agora, com a inauguração de um museu dedicado unicamente à história da Enfermagem, muitas pessoas poderão conhecer um pouco mais acerca. No princípio do desenvolvimento da área, as profissionais utilizavam uma lâmpada para trabalhar em períodos noturnos ou em locais com baixa claridade. Hoje, o curso é representado por uma lâmpada.  E tenho certeza que o Museu será isso, uma chama, uma luz, que jamais deixará ser apagada a História da Enfermagem”, contou.

Também estiveram presentes a Coordenadora do Curso, Lívia Carvalho Pereira; o Superintendente do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio Nunes; o Presidente Conselho Regional de Enfermagem (Coren),  Antônio Francisco Neto; a Presidente da ABEn - Associação Brasileira de Enfermagem - Seção PI (ABEn); Iolete Soares da Cunha; professores aposentados do Curso; familiares das homenageadas e discentes de Graduação e Pós-Graduação. 

Reforma do Auditório do Curso de Enfermagem

Com o intuito de ampliar o conforto da comunidade acadêmica na participação de eventos e atividades neste espaço de troca e construção de conhecimento, a Administração Superior da UFPI realizou reforma do Auditório do Curso de Enfermagem por meio de pintura e a troca de cerca de 100 poltronas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página