Página inicial > Últimas Notícias - CCS > UFPI realiza cerimônia que dá início ao Programa GAAI do InovaUFPI

UFPI realiza cerimônia que dá início ao Programa GAAI do InovaUFPI

Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 12h26

GAAI-17.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

A Universidade Federal do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira (22), no Salão Nobre da Reitoria, a assinatura do termo de outorga dos participantes do Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) do Programa InovaUFPI. A solenidade, que deu início ao projeto que conta com a participação de oito bolsistas de graduação e um tutor docente, tem o objetivo de fortalecer a formação acadêmica de discentes dos cursos de graduação da UFPI. Nesse sentido, as ações são voltadas para o desenvolvimento de projetos de inovação na academia com demandas do setor produtivo do estado do Piauí, bem como o empreendedorismo enquanto ação articuladora da integração, educação, ciência, tecnologia e sociedade. O projeto, neste formato, é pioneiro entre todas as universidades federais do Brasil.

GAAI-50.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio Guedes, parabenizou a todos os participantes do GAAI e destacou que a Universidade inicia uma nova fase, ou seja, o investimento na inovação tecnológica por meio da pesquisa. “É um grande momento para a área de inovação, assim eu espero que esses alunos aproveitem a oportunidade. Nós estamos institucionalizando esse programa e queremos contar com o apoio de todos para incentivar a pesquisa ainda mais aqui dentro da Instituição”, disse.

GAAI-47.jpg

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, professor Luiz Júnior

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, professor Luiz Júnior, a Administração Superior segue com o compromisso de investir na área de inovação na Universidade. “Parabenizo a todos os participantes desse projeto, os estudantes, professores e técnicos. É um avanço muito importante a criação desse grupo de agentes de inovação, e é por meio de propostas inovadoras que conseguimos a aproximação entre academia e comunidade”, disse.

GAAI-43.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga, ressaltou que o grupo tem como objetivo movimentar e despertar a aplicação de pesquisas tecnológicas desenvolvidas nos laboratórios da Universidade. “Precisamos conscientizar docentes e discentes sobre a importância da pesquisa aplicada e seu potencial de impacto na sociedade. Estamos plantando uma semente e avançando no caminho da inovação”, pontuou.

GAAI-38.jpg

Tutor docente no GAAI, professorr Romuere Rodrigues

Tutor docente no GAAI, o professor Romuere Rodrigues do Curso de Sistemas de Informação (Campus de Picos) pontuou que, ultimamente, a inovação vem sendo de grande demanda, e a criação do grupo mostra para a comunidade externa o investimento da UFPI na aplicação de ações inovadoras. “Nosso grupo de agentes acadêmicos de inovação vai fazer alguns levantamentos dentro da Universidade e nossa expectativa é mostrar pra população, pras indústrias, pras empresas, o que que a UFPI está desenvolvendo. Acredito que vai ser bem enriquecedor tanto para mim como para os alunos”, enfatizou.

GAAI-36.jpg

Aluna do Curso de Medicina, Laynara Vitória da Silva

Segundo a aluna Laynara Vitória da Silva do curso de Medicina, que passou em primeiro lugar na seleção, participar do projeto é uma oportunidade de ter contato com outras áreas de ensino e desenvolver diferentes conhecimento “Participar desse grupo é conseguir relacionar todas essas áreas do conhecimento, como as ciências sociais e linguagens. Espero conseguir retribuir um pouco para a a partir do conhecimento adquirido ao longo dos meus anos de estudo e aprendizado aqui na UFPI, desta forma, acredito que o empreendedorismo acadêmico tem a colaborar com o crescimento da sociedade piauiense”, afirmou.

GAAI.jpg

Aluna de Computação do CEAD, Flávia Nayana Azevedo

Flávia Nayana Azevedo, aluna do curso de Licenciatura em Computação do CEAD, afirmou que fazer parte do programa é buscar o conhecimento e ampliar os horizontes. “A questão mais importante é adquirir conhecimento. Espero contribuir também com o grupo”, concluiu.

GAAI-53.jpg

A solenidade ainda contou com a presença do Vice-reitor, Viriato Campelo; da Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; do Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; da Pró-Reitora de Administração em exercício, Sâmia Alves; da Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Costa; do Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; da Vice-Diretora do CCS, Carla Leite; da Diretora do CEAD, Lívia Nery; da Diretora e Vice-Diretor do Campus de Floriano, Edmilsa Santana de Araújo e Álisson Almeida, respectivamente; da Diretora de Governaça da UFPI, Cleania Sales; do Diretor de Inovação da Investe Piauí, Christian Paz; da Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Eliciana Vieira; do Prefeito Universitário da UFPI, Alessandro Rhadamek; do Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI, Anderson de Oliveira Lobo; do Gerente de Inovação, Paulo Jordão; da Coordenadora do NINTEC, Ana Cristina Fialho; do Assessor de Inovação da PROPESQI, Albemerc de Moraes.

O GAAI ficará responsável pela promoção e difusão da cultura da inovação no ambiente acadêmico da UFPI em articulação com os demais atores do ecossistema de inovação piauiense.

Confira aqui:

GAAI-33.jpg