Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell recebe o título de Professora Emérita da UFRJ

Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 07h42

WhatsApp Image 2023 09 14 at 17.29.36

A Enfermagem da Universidade Federal do Piauí acompanhou virtualmente em 12 de setembro de 2023 (link: https://youtube.com/@eean-ufrj5769) com muita alegria a outorga do título de Professora Emérita a Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell. Esta docente tem dupla nacionalidade (Peru e Brasil), nasceu em Piúria (Perú), onde fez sua graduação em Enfermagem. Ainda muito jovem veio para o Rio de Janeiro, prosseguir seus estudos na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) onde construiu uma bela carreira profissional, tanto na assistência, como na docência, na pesquisa e extensão. Escreveu uma grande página do seu vasto currículo acadêmico, gerencial, associativo e representativo da Enfermagem.

Sua paixão pelo Rio de Janeiro extrapolou as belezas naturais da cidade, também foi cantada e encantada por um coração carioca, o lorde descendente de inglês, Lázaro Tyrrell (falecido em 30/07/2021, vítima da Covid-19), com quem constituiu família (três filhos, dois netos e uma neta) o que garantiu a nossa Maria Antonieta, a real brasilidade.

E o Piauí como entrou na vida da Tyrrell? Desde a década de 90, quando estimulou a qualificação do corpo docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, e de lá pra cá foram muitas parcerias efetivadas com sucesso, Minter e Dinter, responsáveis por boa parte das atuais doutoras do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, implantado desde 2007. A partir de 2019, o PPGEnf saiu na vanguarda no ensino de pós-graduação na UFPI, com a contratação de uma professora visitante, a Profa Dra Maria Antonieta Rubio Tyrrell que veio somar aos nossos esforços imprimindo a operacionalização de um plano de trabalho inovador, capaz de estimular a produção científica de alto impacto, além da mobilidade de discentes e docentes em missões acadêmicas, intercâmbios, eventos nacionais e internacionais e a inserção internacional do PPGEnf/CCS/UFPI.

Muitas ações foram desenvolvidas com a maestria e a capacidade de articulação da Profa Dra Tyrrell, destacamos: afiliação do nosso Departamento de Enfermagem da UFPI à Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería vinculada a la Unión de Universidades de América Latina - ALADEFE/UDUAL. Convênios e Acordos de Cooperação Técnico Científico com várias Universidades, especialmente, as Latinas, inclusive, um Minter, além da abertura de vagas nos nossos processos seletivos para os países do Mercosul.

Graças a muitas iniciativas criativas, motivadoras e de grande impacto propostas pela Profª Drª Tyrrell, o PPGEnf/CCS/UFPI conquistou na última avaliação quadrienal da CAPES o conceito 5. Mesmo após a finalização do contrato de Professora Visitante da UFPI, as parcerias e os intercâmbios continuaram sendo fortalecidos e articulados. Recentemente no período de 25 de maio a 05 de junho de 2023, prestou assessoria internacional a uma missão estratégica de internacionalização em visitas técnicas às Universidades Peruanas: Universidade Nacional Autónoma de Chota (UNACH) /Peru e a Universidade de Andina-Cusco/Peru para instalação de um DINTER Internacional com essas IES.

Em todas as falas das autoridades componentes da mesa de honra desta linda solenidade foram destacadas as características meritórias da Profª Drª Tyrrell para conquista deste título, consideramos um dos pontos altos dos discursos, o destaque dado pelo ao Magnífico Reitor da UFRJ Professor Roberto de Andrade Medronho que enfatizou a grande capilaridade da atuação desta representante da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) em todo Brasil e na América Latina, evidenciando que foi a Profa Tyrrell quem proporcionou sua vinda ao Piauí, entre os anos 2003 e 2010, quando estabeleceu parcerias importantes na área da epidemiologia com a Enfermagem Piauiense.

Por toda esta trajetória exitosa, queremos em nome da Enfermagem Anna Nery, Piauiense, Brasileira, Peruana e Latina Americana agradecemos ao Magnífico Reitor Professor Roberto de Andrade Medronho pela merecida outorga do Título de Professora Emérita da UFRJ a nossa Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell.

WhatsApp Image 2023 09 14 at 17.29.35

WhatsApp Image 2023 09 14 at 17.29.35 2