Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Aprovado mestrado em Ciências do Movimento da UFPI; área é inédita no Piauí
Início do conteúdo da página

Aprovado mestrado em Ciências do Movimento da UFPI; área é inédita no Piauí

Imprimir
Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 11h52

O Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o primeiro destinado à área de educação física na Instituição. O PPG atende ao anseio dos profissionais da área e do Departamento de Educação Física (DEF), que há mais de 14 anos tentava aprovar um mestrado na área. A aprovação do PPG foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) nessa terça-feira (29).

O PPG vai contribuir para a formação de grupos de estudos avançados na área, com abordagem técnico-científica integralizada para as questões relacionadas à atividade física, saúde e desempenho humano em diferentes populações e contextos. A proposta está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI, que investiu na contratação de professores com perfil e produção científica para integrarem e contribuírem com o Programa.

PHOTO-2023-08-29-15-01-21_2.jpg

Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, Regilda Moreira-Araújo

“Estamos muito felizes com esta aprovação. É um anseio da área e de toda a UFPI e será uma contribuição muito grande da Instituição para a melhor qualificação em nível de mestrado dos profissionais e dos futuros docentes da Educação Física”, celebrou a pró-reitora da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, Regilda Moreira-Araújo.

Com o PPGCM, o CCS passa a ofertar pós-graduação em todas as áreas de graduação do Centro. “A pós-graduação potencializa a qualificação e confere ainda mais conhecimento técnico para formar um profissional mais completo, com visão sistêmica e aprofundada sobre a área em que atua. Estamos muito felizes de poder ofertar para a nossa comunidade mais esse curso que vai ter a qualidade dos cursos de pós-graduação da UFPI”, destacou o Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante Cardoso.

WhatsApp_Image_2023-08-31_at_08.44.55.jpeg

Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante Cardoso. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Chefe do DEF, Dionis Machado, destacou que a criação do PPGCM representa uma conquista para a UFPI e contempla a lacuna existente quanto à expansão da Área 21 na região Nordeste. “O sentimento do Departamento de Educação Física da UFPI é de satisfação por ter o esforço que vem desde 2019 reconhecido e de agradecimento à Direção do CCS e à Administração Superior por terem contribuído para o alcance dessa vitória. Temos também uma grande responsabilidade futura e, para tal, precisamos continuar contando com o apoio recebido para consolidar o programa”, frisou.

PHOTO-2023-08-29-15-01-21.jpg

Chefe do DEF, Dionis Machado

Informações sobre o processo seletivo devem ser divulgadas em breve na página da UFPI.

Área de concentração do PPGCM

Biodinâmica do Movimento Humano (Estudo e produção do conhecimento científico relacionados ao desempenho humano, bem como a prevenção e tratamento de doenças crônicas, a partir da perspectiva das respostas e adaptações orgânicas provenientes das diferentes práticas possibilitadas pelas Ciências do Movimento Humano).

Linhas de pesquisa

Desempenho Físico e Esportivo (Monitoramento fisiológico de atletas de alto rendimento; efeitos agudos e crônicos do treinamento físico associados à suplementação nutricional em diferentes populações);

Atividade física, saúde e doença (Avaliação da capacidade funcional, prática habitual de atividade física e comportamento sedentário em populações saudáveis e doentes; Efeitos do exercício físico no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis).

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página