Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Convite - Defesa de tese de Doutorado em Enfermagem - PROTOCOLO CLÍNICO DE RASTREIO DA SARCOPENIA EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 09h22

WhatsApp Image 2023 08 16 at 19.56.46

A produção científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentará, no dia 21 de agosto de 2023, às 14 horas, em seção pública de Defesa de Tese o PROTOCOLO CLÍNICO DE RASTREIO DA SARCOPENIA EM IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, elaborado e validado pela discente Rutielle Ferreira Silva, sob a orientação da Profa Dra Maria do Livramento Fortes Figueiredo (PPGEnf/CCS/UFPI) e a coorientação internacional do Prof. Dr. Juan José Tirado Darder da Universidad Europeia de Valencia (Espanha).

O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil e no mundo, estima-se que em 40 anos a população idosa brasileira deverá triplicar, sendo necessário nos preparamos para rastrear e prevenir a sarcopenia, uma doença de alta prevalência neste grupo etário. O precário conhecimento e o déficit no rastreio desta condição clínica são preditores de desfechos clínicos ruins, o que coloca a pessoa idosa em condição de vulnerabilidade para diversos agravos, dentre os quais, a ocorrência de quedas e fraturas.

Diante da inexistência de protocolos assistenciais para o rastreio da sarcopenia na comunidade, a produção resultante desta tese cumpre um papel importante para Enfermagem na Atenção Primária em Saúde pois, permitirá a identificação precoce dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento esta condição clínica, bem como, os encaminhamentos precoces para intervenções e tratamentos oportunos.

Assim, julgamos fundamental a difusão do referido protocolo junto às equipes da Estratégia Saúde da Família para aplicabilidade pela Enfermagem junto à clientela idosa, para tratamento e reabilitação, e a minimização de desfechos clínicos ruins que reduzem tragicamente a qualidade de vida daquelas pessoas idosas acometidas com a sarcopenia.  Finalmente, Recomendamos a realização de novas pesquisas para avaliar o impacto e a implementação do protocolo de rastreio da sarcopenia na prática clínica de Enfermagem na Atenção Primária em Saúde, além do custo-efetividade de sua utilização.

registrado em: ,