Página inicial > Últimas Notícias - CCS > Livro que aborda o Ecossistema de Inovação na área da Educação Física é lançado no SaLiPi 2023

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 09h01

15082023-DSC_0533.jpg

Organizador da obra, professor João Gustavo Claudino, durante o Bate-Papo Literário

Iniciativa do Grupo de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Esporte (GSporTech), vinculado ao Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Piauí, o professor e organizador, João Gustavo Claudino, lançou a obra “Ecossistema de Inovação na área da Educação Física e Esporte: desafios e perspectivas” nesta terça-feira (15/8), durante o Bate-Papo Literário, seção que faz parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). Entre os capítulos publicados, destaque para "A importância da visão de ecossistema para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de Educação Física e Esporte no Brasil, que conta com coautoria do Reitor Gildásio Guedes. A publicação sai sob o selo da Editora da UFPI e também da Editora Dialética.

De acordo com o professor João Gustavo Claudino, existem importantes demandas atualmente no mundo relacionadas à saúde da população que podem ser solucionadas somente pela área da Educação Física e Esporte. “Além disso, no nosso país os dados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) apresentaram uma redução de 60% nas inscrições no período entre 2015 e 2021. Situação preocupante e que exige reflexão e resposta das Universidades, e estar inserido no Ecossistema de Inovação de forma efetiva pode ser uma dessas respostas”, afirmou.

Como citado na introdução do livro, de acordo com Robertson (2020), o setor educacional precisa estar inserido no Ecossistema de Inovação, nesse caso as Universidades, pois precisam se tornar mais responsivas no fornecimento de formação relevante para os ambientes futuros que visam à formação de profissionais. “Essa formação relevante é importante não só para preparar adequadamente os graduados para as suas carreiras, mas também para garantir a viabilidade a longo prazo das próprias instituições, ressaltando ainda mais a importância da visão de Ecossistema para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nas Universidades no nosso país”, enfatizou o professor Gustavo Claudino.

Segundo o autor da orelha do livro, Gilson Luiz Volpato, a obra, organizada em 14 capítulos, reúne diferentes áreas num tema fundamental que extrapola a Educação Física e o Esporte. “Do conceito da Hélice Tripla ao da Hélice Quíntupla, o livro nos induz à possibilidade de mais hélices. Com muita clareza, e sustentada também por vários cases, a obra expõe a prática da integração entre Ciência, Educação, Tecnologia, Inovação, Psicologia, Sociologia, Política e Ecologia, visando o bem-estar da Humanidade. Assim, da crítica à fragmentação de processos, traz soluções integradoras, mostrando também sucessos de iniciativas brasileiras. Com isso, reforça a principal finalidade da Ciência: conhecer o mundo para permitir que o ser humano melhor se posicione nele”, disse. Vale citar também que Rosana Jamal Fernandes contribuiu com a orelha do livro.

Os autores dos 14 capítulos são: Gildásio Guedes Fernandes, João Gustavo Claudino, Alberto Carlos Amadio, Carlos Alberto Cardoso Filho, Júlio Cerca Serrão, Wesley William Gonçalves Nascimento, Cristiano Diniz da Silva, Marcos Antônio Pereira dos Santos, Lívio César Cunha Nunes, Fabrício Eduardo Rossi, Sandrelise Chaves, Adriano Pereira, Rafael Henrique, Lucas Eduardo Rodrigues Santos, Noadia Maria Guimarães da Silva, Victor Ferreira Lima, Tércio Araújo do Rego Barros, Tony Meireles dos Santos, Guilherme Pinheiro, Christian Emmanuel Torres Cabido, Ana Carolina Paludo, Valéria Panissa, Paula Ramos Pinto, Paula Monteiro, Ana Cláudia da Mata, Thiago de Souza Rocha, Alex Oliveira da Silva, Dionis de Castro Dutra Machado, Fabrício Eduardo Rossi, Sérgio Luis Galan Ribeiro, Marcia Araújo da Silva, Mônica Saraiva, Guilherme Machado, Gabriel Liberati, Javier Martínez Saa, Heglison Toledo, Lamartine Pereira da Costa, Vitor Príncipe, Danilo Fratangelo, Gabriel Liberati, Wesley Nascimento, Marcelo Marçal, Letícia Aparecida Antunes Ferreira e Henry Etzkowitz.

WhatsApp_Image_2023-08-15_at_22.00.28.jpeg

registrado em: ,