Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Dois professores do CCA/UFPI conquistam aprovação na chamada CNPq Nº 14/2023 - Apoio a Projetos Internacionais

Última atualização em Quarta, 17 de Janeiro de 2024, 17h46

Os projetos de pesquisa de professores da Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram aprovados na 14º chamada de 2023 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Os docentes agraciados atuam em diferentes áreas do conhecimento, dentre a Enfermagem, a Filosofia, as Ciências Farmacêuticas, e outras. As pesquisas agraciadas pela chamada pública do CNPq ganham bolsas para experiências de estímulo à pesquisa em nível de cooperação internacional, como fomento à produção de ciência em diversas áreas do conhecimento. Foram contemplados pela chamada os professores do Centro de Ciências Agrárias, Maruzanete Pereira de Melo e Alexandre Fernandes Perazzo, do Programa Pós-graduação em Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia Tropical, respectivamente.

Em seu projeto aprovado na área de Forragicultura, o Prof. Alexandre Perazzo propõe avaliar silagens de grão de milho com ingredientes alternativos. A parceria será estabelecida entre a UFPI e a University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos, e envolverá discentes e docentes do Grupo em Extensão em Forragicultura do Piauí (Geforpi - CCA/UFPI). “Este financiamento proporcionará o desenvolvimento de novas abordagens e técnicas na produção e conservação de forragens, representando um avanço significativo na qualidade dos alimentos para animais. Esses esforços visam impactar positivamente a indústria agrícola, promovendo soluções sustentáveis e inovadoras na produção de silagem de grão de milho e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da produção de alimentos para animais”, destaca o professor Perazzo.

WhatsApp Image 2024 01 12 at 17.54.16 2

Prof. Dr. Alexandre Fernandes Perazzo, coordenador do curso de Engenharia Agrônoma do Centro de Ciências Agrárias da UFPI

WhatsApp Image 2024 01 12 at 17.54.16 1 copy

Grupo de Extensão de Forragicultura do Piauí - Geforpi estabelecerá parceria com a Universidade de Wisconsin-Madison, EUA

O docente Maruzanete foi aprovado com a pesquisa “Revelando a diversidade de fungos da família Ceratocystidaceae em fruteiras, palmeiras cultivadas, selvagens e em coleópteros vetores no Brasil”, produzido em colaboração com a University of Pretoria, na África do Sul e financiado pelo CNPq. “Para a UFPI, este projeto terá grandes contribuições, colocando a Universidade no cenário de internacionalização, permitindo o intercâmbio de professores com os pesquisadores estrangeiros, além do envio de alunos de pós-graduação para a Universidade Sul Africana”, afirma. O professor destaca a parceria e envolvimento no projeto de pesquisadores da UFG, UFOPA, UFAM, UEMA e UFRR.

WhatsApp Image 2024 01 17 at 17.30.41

Prof. Dr. Maruzanete Pereira de Melo, coordenador de estágios do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, destaca a conquista como um motor de destaque internacional da produção de conhecimento na Universidade, que vai garantir a internacionalização de Programas de Pós-Graduação a UFPI, assim como intercâmbio de conhecimento e de projetos de professores com pesquisadores de instituições estrangeiras. “De suma importância para a avaliação dos programas da UFPI; esta chamada é alinhada às políticas públicas no âmbito da cooperação internacional, uma oportunidade de viabilizar o apoio à projetos em cooperação com outros países. Esses professores já têm apoio em pesquisa internacional e essa chamada consolida seu desempenho”, afirma.

Fonte: www.ufpi.br/CCA

registrado em: ,