Liga acadêmica de Enfermagem realiza curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores do Hospital Areolino de Abreu

Imprimir
Última atualização em Segunda, 26 de Fevereiro de 2024, 17h15

 

FOTO_11.jpg

Liga acadêmica realiza curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores de saúde mental

 

A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Urgência e Emergência da UFPI, por meio do Curso de Enfermagem da UFPI, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do Hospital Areolino de Abreu (NEPS/HAA) realizou, de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, o curso de extensão em primeiros socorros para trabalhadores em saúde mental organizado pelas professoras Márcia Astrês Fernandes e Joelita de Alencar Fonseca. 

O público-alvo foram os trabalhadores de enfermagem, técnicos e enfermeiros, além dos trabalhadores de serviços gerais e vigilantes. O curso tinha como principal objetivo capacitar os trabalhadores do hospital para o pronto atendimento em casos que exigem intervenções rápidas para evitar complicações que podem comprometer a vida dos pacientes, especialmente em situações de engasgamento, asfixia, síncopes, desmaios, quedas e paradas cardíacas. O curso teve início ainda em dezembro de 2023 e encerrou nesta segunda-feira (26). 

O curso de extensão foi ministrado por discentes do curso de enfermagem que participam da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Urgência e Emergência da UFPI. A realização do curso teve muitos aspectos positivos, segundo a Professora Joelita, orientadora da Liga, “oportunizou aos discentes ligantes a possibilidade de conhecer melhor a realidade dos trabalhadores da instituição, compartilhar e disseminar conhecimentos adquiridos em sua formação. Para os trabalhadores foi valioso para a manutenção da qualidade da assistência aos pacientes, a fim de minimizar sequelas, evitar agravos e manter a vida”.

A propósito disso, o Gerente de Enfermagem do hospital, Francisco Gaunié, expressou gratidão à Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência, as professoras Márcia Astrês e Joelita de Alencar, pela cooperação inestimável em fornecer treinamento de alta qualidade para Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do hospital psiquiátrico,além da equipe de segurança e serviços gerais.

“Ter profissionais capacitados é extremamente importante para intervir imediatamente, quando cada segundo faz a diferença. A dedicação da Liga não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também fortalece a base de profissionais de saúde, preparando-os para enfrentar os desafios imprevistos que podem surgir no exercício de suas funções, como atuar em primeiros socorros e no suporte básico de vida”, ressaltou. 

Breno Dias, ligante e discente do Curso de Enfermagem considerou a atividade como uma oportunidade ímpar para os alunos aprenderem a compartilhar um pouco dos conhecimentos adquiridos com as vivências dos profissionais na prática hospitalar. “O momento foi bastante interativo, pois contamos com a participação de todos em uma roda de conversa sobre os primeiros socorros, relembrando ações de o quê e como fazer frente a um episódio de urgência, que requer agilidade e trabalho em equipe”, contou. 

Olga Castro, diretora da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência, também considerou a interação da liga com o hospital bastante proveitosa tanto para os profissionais como para os ligantes, no quesito ensino e extensão. O curso ainda disponibilizou um material educativo, um folder, elaborado pelos ligantes, com as principais informações sobre as ocorrências mais comuns que necessitam de ação de primeiros socorros.

A Profa. Márcia Astrês finalizou afirmando que o hospital, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, está sempre aberto para essas parcerias e novas experiências que enriqueçam e aproximem a academia da comunidade. O contato pode ser feito pelo e-mail extensão: .

Confira o material educativo.