Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pibid-Diversidade abre inscrições para seleção de bolsitas
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI participa de Congresso Virtual da UFBA em mesa sobre Universidade e Pandemia

Imprimir
Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 15h13

reitor mesa ufba.png

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professor José Arimatéia Dantas Lopes, participou de uma mesa virtual sobre Universidade e Pandemia com os reitores da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), professor Sandro Cerveira; e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Valder Steffen. A mediação da mesa foi do professor Sérgio Cerqueira, ex-reitor da Universidade Federal de São João del-Rei.

A mesa tratou da relação da universidade com a pandemia e foi transmitida na noite dessa quinta-feira (21), pelo canal TV UFBA no Youtube. 1.300 pessoas acompanharam a transmissão do evento que integra a programação do Congresso Virtual da UFBA. O Congresso é um evento programado para ser espaço de interlocução entre os saberes produzidos na UFBA, dando visibilidade a sua produção e possibilitando um contexto de debate sobre cenários e desafios desse momento.

O Reitor Arimatéia Lopes apresentou a UFPI e destacou os trabalhos e as ações que vêm sendo desenvolvidos pela Instituição nesse contexto de pandemia. “A nossa universidade, desde o dia 16 de março, se tornou um conjunto de professores, estudantes e técnicos completamente mobilizados para o enfrentamento à pandemia. É uma comunidade inteira mobilizada para o enfrentamento à pandemia. Ao longo de dois meses, foram criados diversos grupos de trabalho para atuação em áreas específicas, estudando, discutindo e implementando ações relacionadas as suas temáticas. Muitas ações já foram implementadas e estão contribuindo para que possamos apoiar e dar um suporte aos hospitais públicos e outras unidades de saúde, e, também, para informar e capacitar nossa comunidade para melhor enfrentamento dessa crise provocada pela disseminação do novo coronavírus”, informou.

Dentre as ações da UFPI nos últimos meses, o Reitor destacou a cessão do Ginásio de Badminton para a instalação de um hospital de campanha com 80 leitos pela prefeitura de Teresina, criação de uma ala exclusiva para pacientes com a covid-19 com 20 leitos de UTI e 15 leitos de enfermaria no Hospital Universitário, cessão de dois equipamentos de PCR para o LACEN ampliar a capacidade do Estado de realizar exames de detecção da covid-19, produção de mais de dois mil litros de álcool em gel e de mais de 10 mil máscaras, além da parceria do Estado com a FADEX para gerenciar e realizar pesquisa no hospital de campanha instalado no Ginásio Verdão.

O Reitor lembrou, ainda, que a UFPI vem promovendo diversas campanhas educativas e solidárias, lançou editais específicos para projetos de extensão e de concessão de bolsas de produtividade para os professores que apresentaram projetos aos órgãos de fomento e não foram contemplados com recursos. A Instituição tem 40 projetos de pesquisa relacionados à covid-19 e criou a Sala de Situação, com um painel sobre a covid-19 e orientações sobre cuidados e outras informações.

“Com essas ações, temos certeza que a UFPI está cumprindo o seu papel social, como uma instituição voltada para a geração de conhecimento, com ensino, pesquisa, extensão, prestação de serviços e sempre buscando excelência em suas ações. Os objetivos são a inclusão social, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade. Esse momento agora está mostrando com mais clareza a imprescindibilidade e a indispensabilidade das instituições de ensino e pesquisa, da rede de universidades e institutos federais para o desenvolvimento social, científico, econômico, tecnológico e cultural da nossa sociedade. Em qualquer circunstância, o papel das universidades e institutos federais e das instituições públicas de pesquisa é imprescindível, e, agora mais do que nunca, está sendo notado”, frisou o Reitor da UFPI.

Outra informação compartilhada pelo Reitor durante a mesa é do retorno às aulas de forma remota da pós-graduação e do ensino básico, técnico e tecnológico. Antes do retorno, os professores foram preparados para o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e foi criado um programa de bolsa para estudantes de pós apoiarem os professores na utilização das TICs. “Vamos acompanhar porque queremos ter essa oferta das aulas para todos os estudantes, sem nenhuma exclusão. Como na pós-graduação e no ensino básico, técnico e tecnológico são universos menores em número de estudantes é mais fácil acompanharmos e detectarmos aqueles estudantes que por algum motivo não conseguem acessar e trabalharmos no sentido de incluir a todos. Esse trabalho feito com a pós e o ensino básico, técnico e tecnológico é para servir de experiência e ensinamento para que possamos ampliar esse trabalho para a graduação”, destacou.

Segundo o Reitor, a UFPI já iniciou discussão com diretores de centros, de colégios e de campi sobre as ações que serão implementadas para o retorno às atividades pós-pandemia. Sabemos que será uma situação complicada, pelas limitações, principalmente a orçamentária, e a volta será diferente, como o número de alunos por sala de aula, redistribuição de carga horária para professores, por exemplo. São muitos desafios e já estão sendo discutidos e trabalhados”, disse.

Durante a mesa, diversos internautas participaram com perguntas e elogios aos expositores. O vídeo completo com as exposições, respostas e interações pode ser visto aqui.

Congresso Virtual da UFBA

A Universidade Federal da Bahia realiza, de 18 a 29 de maio, o primeiro Congresso Virtual de sua história. O evento é uma ação pensada pela Administração Central da UFBA para, em tempos de necessário isolamento social por conta do coronavírus, proporcionar à comunidade universitária um espaço de encontro e demonstração pública da vitalidade de sua pesquisa, ensino e extensão, contemplando também a livre expressão de suas artes e o exercício de sua capacidade de reflexão crítica sobre a atual conjuntura - tudo isso remotamente, sem que ninguém precise sair de casa.

Saiba mais no site do evento, disponível no link: http://www.congresso2020.ufba.br/

Fim do conteúdo da página