Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI convoca todos para campanha de vacinação contra o Sarampo

UFPI convoca todos para campanha de vacinação contra o Sarampo

Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 17h39

WhatsApp Image 2019-11-20 at 12.13.21 (1).jpeg

A vacinação é uma estratégia na saúde pública para prevenção de doenças e mortes. Elas têm a função de “ensinar” o organismo, por meio do sistema imunológico a se defender e a combater bactérias e vírus. Então, jovem estudante entre 20 e 29 anos fique atento e foco na atualização da caderneta de vacinação, pois a partir da próxima segunda-feira (25), inicia na UFPI, no Campus Ministro Petrônio Portella, a vacinação contra Sarampo.

Diversos fatores como informação, alimentação e saneamento interferem na prevenção da doença. Quando observamos as medidas especificas de Saúde Pública, a vacinação é a mais importante, pois ela permite que se leve ao contato da pessoa um determinado agente infeccioso sem que ele cause a infecção, mas como a possibilidade dele ensinar sistema de defesa do organismo a agir, sem ficar doente.

Segundo a profa. Dra. Rosana dos Santos Costa, do Departamento de Enfermagem da UFPI, o Sarampo é uma doença extremamente grave. “Nós estamos vivendo um verdadeiro surto e que está levando muitas crianças a óbito. A falta da vacinação traz consequências negativas não somente para quem não se vacinou, mas para toda sociedade como um todo. Ele pode trazer inúmeras consequências como infecções respiratórias graves, e complicações neurológicas. É necessário que a comunidade se conscientize e se sensibilize sobre a importância de se vacinar. Uma única pessoa doente pode contaminar 12 a 18 pessoas, pois é uma doença de transmissão fácil e é transmitida através de vias áreas. A pessoa doente quando fala, tosse e espirra, elimina o vírus para o ambiente e pessoas não vacinadas contraem esses vírus e a infecção se dá de uma forma muito rápida”, explica.

Os jovens entre 20 e 29 anos merecem especial atenção, por ser a faixa etária mais acometida pela doença. Segundo o Programa Nacional de Imunização Calendário, eles devem tomar duas doses da Vacina Tríplice Viral (VTV), que além do sarampo protege contra a caxumba e a rubéola.

A queda dos índices de vacinação é determinada pela combinação de diversos fatores, dentre eles: o bom funcionamento e continuidade no abastecimento do serviço de vacinação para que a população tenha uma proteção e perceba a diminuição da doença, até chegar ao ponto que nem ouçam falar sobre a elas e não se preocupe em procurar proteção contra elas. Além disso, a pesquisadora, Rosana Costa diz que é necessário ter cuidados com as notícias falsas.

“O Surto de sarampo que estamos vivenciando é atribuído, principalmente, aos grupos anti-vacinas, então esses grupos estão diariamente disseminando muitas informações erradas e totalmente equivocadas sobre as vacinas, levando muitas pessoas não se vacinarem, recusarem a vacina, o que está baixando a cobertura vacinal. Essa era da Fake News que estamos vivendo, está colocando a saúde de toda população em risco. Elas são divulgadas e atribuindo as vacinas informações sem nenhuma fundamentação científica, somente para desarticular todas as estratégias de vacinação e desmobilizar a população e isso é extremamente grave, porque não somente a pessoa que não se vacina está suscetível a uma doença grave, mas toda população. É importante que todas as pessoas se sensibilizem sobre a importância de se vacinar, se tiver alguma dúvida procure os profissionais para colher informações e não se deixe levar por informações equivocadas, sem fontes fidedignas, a vacinação é única forma de deter essa epidemia e essas mortes que estão acontecendo no Brasil e mundo devido ao sarampo”.

O calendário de vacinação brasileiro é um dos mais completos do mundo, com ele, nós temos muitas doenças prevenidas por meio da vacinação. Temos vacinas que previne contra o câncer (HPV), contra poliomielite, difteria, caxumba, sarampo, tétano, pneumonia, meningite, hepatites, tuberculose, entre outras que compõe uma extensa lista.

“Em um estudo recente, foi descoberto algo mais grave sobre sarampo. Ele apaga a memoria imunológica a outras doenças, isso significa na prática, que se você tem imunidade contra outra doença e se for acometido por sarampo, uma parte da memória imunológica para outras doenças é apagada, é como se o indivíduo ficasse sem proteção para outras doenças que já tinha anteriormente uma memória imunológica feita”, comenta.

Como se vacinar na UFPI

No Campus Ministro Petrônio Portella será distribuídos postos itinerantes nos Centros, nos turnos manhã e tarde.

ATENÇÃO: você estudante da UFPI que se encontra na faixa etária alvo da campanha, por favor, verifique o seu cartão e veja se você tem uma ou duas doses da vacina. Se não tem nenhuma, você precisa começar a fazer esquema, com uma dose agora e a segunda dose com um mês. Quem tiver apenas uma dose precisa tomar mais uma.

Procure o posto de Vacinação que será instalado no seu Centro levando o seu cartão de vacina e número do cartão do SUS.

Todos os cidadãos que possuem CPF possuem também o cartão do SUS. Para saber o número do seu cartão do SUS basta acessar o site meudigisus.saude.gov.br e consultar. Leve o número do cartão do SUS no dia da vacinação.

WhatsApp Image 2019-11-20 at 12.13.21.jpeg