Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física participam de Seminário em São Paulo

Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 16h57

Alunos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Educação Física Escolar (GEPEEFE/CNPq) participaram entre os dias 08 e 10 de novembro do XV Seminário de Educação Física Escolar, com o tema “Autonomia e Responsabilidade Docente”, realizado pelo Departamento de Pedagogia do Corpo Humano (EEFE – USP), em São Paulo.

Alunos e professores no evento.jpg

Alunos e docentes do Curso de Licenciatura em Educação Física da (UFPI)

A participação dos alunos em um evento de grande relevância para a área Educação Física Escolar e o reconhecimento pela comissão científica da importância e do impacto social dos estudos desenvolvidos no interior das escolas públicas pelos alunos da UFPI é um resultado grandioso para educação no estado. “É um indicativo de que as atividades desenvolvidas pelo corpo docente do curso impactam positivamente a formação pedagógica dos alunos, e que os trabalhos desenvolvidos pelo GEPEEFE contribuem para inserção do acadêmico em formação no mundo da pesquisa científica com viés participativo e colaborativo”, diz o Prof. Dr. Mesaque Silva Correia.

No evento, o trabalho intitulado “Rapaz… na escola dos Paraíbas a educação física é multiculturalmente marcada” relata as narrativas das experiências vividas por um grupo de residentes pedagógicos de uma escola pública do Piauí. Este trabalho foi apresentado pelos acadêmicos: Weslley Carvalho da Silva, Paulo Renzo Guimarães Junior, e orientado pelo Pof. Dr. Mesaque Silva Correia.

IMG-20191108-WA0098.jpg

Apresentação de trabalho no evento

Para o acadêmico Weslley Carvalho participar do evento foi um aprendizado inexplicável e reforça a valorização da cultura local. “Espero que fique essa reflexão para nós futuros professores, sobre a importância de ouvirmos nossos alunos, que muitas vezes são deixados de lado, deixando as individualidades e valorizando cada vez mais a nossa cultura local, nossas tradições, que devem ser levadas para dentro da escola, onde o aprendizado e a troca de experiências só vai enriquecer as aulas”, comenta.

Outro trabalho apresentado foi “No armário tem poeira e eu tenho rinite”, que descreve a dança do ventre e do stiletto como meio de empoderamento de alunos homossexuais de uma escola pública do Piauí. Apresentado pelo docente Mesaque Correia, tendo como coautores os membros do GEPEEFE, receberam o prêmio de destaque na categoria “Tema Livre”.

IMG-20191108-WA0073.jpeg

Departamento de Pedagogia do Corpo Humano (EEFE – USP), São Paulo-SP

Participar de eventos que agregam conhecimento e valor para a educação é permitir que os alunos sejam formados no contexto local e nacional, e é isso que defende a acadêmica Geovana Torres da Silva. “A participação no evento nos abre um leque de possibilidades e nos dá a certeza que estamos sendo formados para atuar de forma responsável no interior das escolas públicas de nosso Estado e fora dele. Tal certeza é oriunda do que vimos e vivemos”, afirma.

Participaram do XV Seminário de Educação Física Escolar os discentes Allan Richer Santos Lopes, Geovana Torres da Silva, Italo Marcelo Pedro Amorim e Silva, Paulo Renzo Guimarães Junior, Vitor Silva Abreu e Weslley Carvalho da Silva, sob acompanhamento dos docentes Prof. Dr. Mesaque Silva Correia e Profa. Dra. Mara Jordana Magalhães Costa.

Confira mais fotos:

evento sao paulo educacao fisica20191112165441