Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do Campus de Picos apresenta trabalhos em congresso internacional

Professora do Campus de Picos apresenta trabalhos em congresso internacional

Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 17h34

A Profa. Ma. Edneide Maria Ferreira da Silva, do curso de Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, apresentou dois trabalhos, durante o X Seminario Internacional de Investigación sobre Educación Rural, no Centro Agustín Ferreiro, em Canelones, no Uruguai.

evento uruguai20191111172956

Durante apresentação de trabalho

O primeiro trabalho “Educação no Campo + Educação para O Campo = Educação do Campo” foi apresentado na quinta-feira, dia 07. Ele é um recorte da pesquisa de doutorado em Educação, em andamento, pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática, que está sendo realizado em parceria entre UFPI/UFU, na modalidade DINTER.

Durante o encontro, a docente também apresentou o trabalho “Cursos de Licenciatura em Educação do Campo: perspectivas outras para a formação docente”. Esse trabalho foi escrito em parceria com a estudante do 7° período do curso de Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza, Poliana de Sousa Carvalho e aborda a temática do impacto que o curso trouxe para Picos – Piauí e como é realizada a formação do educador que irá trabalhar nas escolas do campo.

evento uruguai 220191111173105

Docente no Centro Agustín Ferreiro, em Canelones, no Uruguai

A professora, Edneide Silva, fala sobre a importância do encontro para a Educação do Campo. “A participação no evento se justifica pelo fato de ser de caráter internacional e oportunizar a troca de experiências sobre a temática da Educação do Campo, e os aspectos de formação de professores para essa modalidade, além de favorecer a divulgação das atividades que estão sendo produzidas a nível de Brasil, Piauí e mais especificamente no município de Picos.”, destaca a docente.

Edneide Silva destaca ainda que o DINTER (Doutorado Interinstitucional) foi responsável por proporcionar essa oportunidade de participar desse seminário internacional.

evento uruguai 320191111173324

Docente apresentou dois trabalhos durante o evento

O X Seminario Internacional de Investigación sobre Educación Rural aconteceu no Centro Agustín Ferreiro que é uma instituição de referência na formação de professores rurais e na produção de conhecimentos sobre educação rural, pedagogia rural e ensino multisseriado no Uruguai. Esta instituição, pertencente ao Departamento de Educação para o Meio Rural do Conselho de Educação Inicial e Primária, Administração Nacional de Educação Pública.