Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: resultado final da seleção para Professor Substituto em Administração
Início do conteúdo da página

Abertura Oficial da II Jornada de Integração do Centro de Ciências da Saúde (JICCS)

Imprimir
Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2019, 23h41

WhatsApp Image 2019-11-07 at 00.30.29.jpeg

Visando promover uma maior integração entre os estudantes dos cursos Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição; Odontologia; Medicina; Serviço Social, aconteceu na noite desta quarta-feira (06), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, a abertura oficial da II Jornada de Integração do Centro de Ciências da Saúde (JICCS), do IV Seminário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e I Jornada de Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS).

A edição deste ano reúne estudantes, docentes e pesquisadores em torno do tema “Educação Interprofissional: desafios e potenciais de profissionais na saúde”, contou com palestra de abertura “Educação Interprofissional: desafios e potenciais de profissionais na saúde” do Doutor em Clínica Médica - Ensino em Saúde, Prof. Dr. Edson Roberto Arpini Miguel – Universidade Estadual de Maringá – UEM.

 coral.jpeg

Para animar este momento, houve a apresentação cultural do Coral da UFPI, sob coordenação do Professor e Maestro Samuel Fagundes.

mesa.jpeg

Para abertura da segunda edição da JICCS da UFPI, a mesa de honra foi composta pelo representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e representando o reitor da UFPI, do Prof. Dr. João Batista Lopes; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo, a Presidente da Comissão Organizadora do evento, Profa. Dra. Carla Patrícia de Carvalho, a Coordenadora Geral de Estágio, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), Profa. Dra. Maria Rosália Ribeiro Brandim e o palestrante da noite, Prof. Dr. Edson Roberto Arpini Miguel – Universidade Estadual de Maringá – UEM.

DSC_0352.JPG

“Diante da crise que estamos vivendo, a crise parece que aproxima, que busca união no sentido de resolvermos os problemas. E este evento mostra isso, que dentro da crise, nós conseguimos fazer evento de qualidade e com baixo custo envolvendo mão de obra qualificada que hoje dispõe o Piauí”, disse o Prof. Dr. João Batista Lopes, destacando o momento de crise pelo qual passa a Universidade e a ciência no país. Além disso, o professor ressaltou a relevância do evento para a formação dos estudantes.  “O mundo de hoje está exigindo que no meio científico e acadêmico, nós venhamos trabalhar de forma multidisciplinar, de forma interdisciplinar, eu acho que o ganho é maior. E este evento que envolve toda a estrutura da UFPI nada mais é que o resultado do esforço de todos”, disse.

DSC_0336.JPG

O Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo, destaca que objetivo do evento é desenvolver a formação interdisciplinar. “Pensamos a integração a partir da interprofissionalidade. Este conceito articula novos arranjos de formação e propõe elementos constitutivos do trabalho coletivo na saúde e na educação. Vejo que cada dia que passa, o Centro de Ciências da Saúde busca essa integração, fazendo algumas linhas de contatos para aproximar as pessoas umas das outras e preparar o aluno para o mercado de trabalho”, explica.

carla.jpeg

A Coordenadora da Comissão Organizadora do evento, Profa. Dra. Carla Patrícia de Carvalho fala que a jornada teve mais de 250 inscrições, mais de 150 trabalhos aprovados nos mais variados temas e ressaltou também a relevância do evento para a formação dos estudantes. “Superamos nossas expectativas este ano. Desejamos que vocês aproveitem todas as atividades que foram organizadas e pensadas com muito cuidado e carinho para mostrar o que cada um os cursos vem desenvolvendo de trabalhos de pesquisas/ensino nas diversas áreas e no âmbito do CCS”, explica.

DSC_0375.JPG

Durante o evento de abertura Prof. Dr. Edson Roberto Arpini Miguel – Universidade Estadual de Maringá – UEM, realizou uma palestra que falou sobre a “Educação Interprofissional: desafios e potenciais de profissionais na Saúde” e destacou o conceito educação interprofissional em Saúde como uma formação mais comum, especifica compartilhada e colaborativa. “Estamos abordando a Interprofissionalidade como um conceito de que se aprende com as pessoas e sobre as pessoas que estão com você”, disse.

 DSC_0364.JPG

Segundo Edson Roberto Arpini, a interprofissionalidade em Saúde pode ser um modelo para  superar as desigualdades e hierarquias presentes no campo da Saúde e da Educação. Ela considera os princípios e diretrizes que guiam o SUS e se constitui como uma referência para as mudanças do trabalho e da formação em saúde necessárias para realização do trabalho na saúde de forma integrada.

O evento segue até sexta-feira (08), onde estudantes, docentes e pesquisadores e demais participantes terão a oportunidade de acompanhar apresentação de trabalhos científicos, tendas de orientações sobre vacinas e gestão do trabalho e educação na saúde, mesas redondas e  Palestras de especialistas sobre temas importantes relacionados a pesquisa, arboviroses, ensino e serviço na área da saúde, dentre outras temáticas.

Confira mais fotos.

Fim do conteúdo da página