Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório de Produtos Naturais da UFPI participa de workshop do projeto INCTBioNat
Início do conteúdo da página

Laboratório de Produtos Naturais da UFPI participa de workshop do projeto INCTBioNat

Imprimir
Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 17h05

Professores e alunos do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Piauí participarão do II Workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCTBioNat), que acontece dos dias 13 a 15 de agosto em São Pedro-SP. Três professores e quatro alunos representarão todos os membros do laboratório, realizando apresentações e divulgação de trabalhos no evento.

07082019-DSC_6256.jpgMembros do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Piauí

O Laboratório de Produtos Naturais da UFPI realiza estudos da biodiversidade de produtos naturais do Piauí e trabalha, principalmente, com plantas do cerrado. Esse trabalho contribui para o aprimoramento de resultados já existentes e também para o desenvolvimento de produtos fitoterápicos ou fitomedicamentos com matéria-prima genuinamente piauiense. O Laboratório já nasceu como integrante da rede nacional INCTBioNat, que reúne laboratórios de todo o Brasil, pesquisando compostos bioativos em potencial e visando o desenvolvimento de produtos. 

O II Workshop do INCTBioNat acontece para promover a integração entre os laboratórios que fazem parte da rede, possibilitando a colaboração entre grupos ao apresentar as pesquisas que são realizadas por cada um dos laboratórios em um encontro nacional. O Laboratório de Produtos Nacionais da UFPI fará as seguintes apresentações no evento: 

Trabalhos apresentados em banners

“Caracterização química e atividades citotóxica e antimalárica do veneno de Rhinella jimi”, apresentado pelo mestrando Evaldo dos Santos Monção Filho, com orientação do Prof. Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior; 

“Isoprenoides e atividades biológicas de Luehea divaricata Mart. & Zucc.”, apresentado pela mestranda Lildes Ferreira Santos, com orientação da Profa. Dra. Mariana Helena Chaves.  

“Iridoides glicosilados e saponinas triterpênicas de Tocoyena hispidula Standl.”, apresentado pela Profa. Dra. Elcilene Alves de Sousa, com orientação da Profa. Dra. Mariana Helena Chaves; 

“Identificação de polifenóis por ESI-IT-MSn e atividades biológicas in vitro dos galhos de Platonia insignis” ICV/TCC concluída, apresentada por Andréia Giovana Aragão da Silva, com orientação da Profa. Dra. Sâmya Danielle Lima de Freitas. 

Apresentação oral

“Potencial químico e farmacológico de plantas e sapos do cerrado piauiense”, apresentada pela Profa. Dra. Mariana Chaves.

07082019-DSC_6263.jpgGrupo do Laboratório de Produtos Naturais que apresentará trabalhos no II Workshop do INCTBioNat

O II Workshop do INCTBioNat será uma ótima oportunidade para compartilhar conhecimentos em pesquisa e mostrar o potencial da flora piauiense, como é apresentado no trabalho de Andréia Giovanna Aragão da Silva, aluna de licenciatura em Química e membro do Laboratório de Produtos Naturais da UFPI. “Na minha pesquisa trabalhei com uma amostra conhecida popularmente como Bacuri. Analisei os galhos dessa planta e ela apresentou vários compostos fenólicos e excelentes atividades, principalmente de fotoproteção solar, devido a nossa localidade ser bastante quente. Então para incorporações em cosméticos e protetores solares é um excelente resultado”, explica.

Fim do conteúdo da página