Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Servidores da UFPI recebem treinamento de orientação sobre gestão de patrimônios da Universidade

Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 18h22

Na tarde desta segunda-feira (14), servidores da Universidade Federal do Piauí receberam treinamento de orientação da Divisão de Patrimônio da Instituição sobre gestão dos bens. Os agentes patrimoniais participaram de reunião no Salão Nobre da Reitoria, onde assistiram à palestra e receberam cartilhas de orientação.

TREINAMENTO-2.jpgReunião de treinamento sobre gestão de bens públicos da Universidade

O trabalho de gestão de bens públicos é considerado inerente aos cargos administrativos como uma forma de prestação de contas e transparência no serviço público. A Divisão de Patrimônio da UFPI tem realizado treinamentos em setores da Universidade no intuito de levar informação a docentes e gestores, que replicam esse conhecimento dentro dos seus setores e atuam como elementos de ligação entre sua unidade administrativa e a Divisão de Patrimônio.

São entendidos como Patrimônios da Universidade todos os bens inventariados e tombados pela Instituição, também chamados de “bens permanentes”, são aqueles que possuem maior durabilidade e valor. É trabalho dos gestores prezar e orientar sobre o zelo e bom uso desses bens.

TREINAMENTO-6.jpgBem da Universidade inventariado e etiquetado

Segundo Thatyane Tataia, Contadora da UFPI e Chefe da Divisão de Patrimônio, o bom manuseio e gestão de patrimônios da Universidade faz parte de uma política que evita o desperdício de gastos e aumenta a vida útil de bens que já existem dentro da Instituição. “Estamos passando por um processo de restrição de recursos. Então transmitindo algumas informações para que as pessoas tenham uma conscientização melhor de como utilizar os recursos internos que já existem, a gente vai conseguir usufruir e não vamos precisar fazer tanta compra e abrir licitações para equipamentos, sendo que dentro da Instituição já existem. Estamos buscando uma utilização compartilhada dos bens”, pontua.

TREINAMENTO.jpgThatyane Tataia, Chefe da Divisão de Patrimônio da UFPI

Durante o treinamento de orientação realizado pela Divisão de Patrimônio, também foi apresentado o sistema REUSE-UFPI, sistema interno da Instituição baseado no REUSE.gov do Governo Federal. A ferramenta torna possível a solicitação para recolhimento de bens recuperáveis para reparo e reinserção dentro de setores da Universidade, fazendo um link entre quem precisa ceder e quem está buscando algum equipamento mais específico.

TREINAMENTO-4.jpgProfa. Antônia Dalva com a Cartilha de Orientação sobre Ações Patrimoniais em mãos

A Profa. Antônia Dalva, Presidente da Comissão de Governança do PIBID e Residência Pedagógica, esteve presente no treinamento e acredita ser importante o remanejamento de bens que se tornaram ociosos, assim como a utilização do sistema o REUSE-UFPI. “Assim a UFPI pode manter um controle exitoso de todos esses bens que podem, inclusive, ser dinamizados e sair de um setor para outro de maneira que possa suprir as necessidades de todos os setores”, afirma.