Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Feira Agroecológica Cultural da UFPI completa 2 anos

Feira Agroecológica Cultural da UFPI completa 2 anos

Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 15h36

Foi com muita alegria e animação que todos os envolvidos celebraram a história e as conquistas dos dois anos da Feira Agroecológica Cultural da UFPI. O evento em comemoração ocorreu na manhã de sexta-feira (17) no espaço Rosa dos Ventos, onde acontece tradicionalmente a feira Agroecológica . O Reitor, Prof. Dr. José Arimáteia Dantas Lopes, participou da atividade e parabenizou todos os responsáveis pela feira e o impacto dessa ação na UFPI e junto à população. O Projeto faz parte do programa Sementes de Cultura, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRECX) da UFPI.

IMG_1507-2.jpgProfa. Dra. Cleânia de Sales Silva - Pró- Reitora de Extensão e Cultura

Segundo a Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, nesses dois anos de feira é possível destacar vários avanços e benefícios para UFPI e para a comunidade inserida no projeto. Ela destacou que o projeto de extensão tem como pilar gerar interação entre UFPI e sociedade externa, promovendo renda, conhecimento e transformação social.

‘’A feira possibilita aos envolvidos o acesso à cultura e que os produtos do artesanato da comunidade e dos agricultores sejam realmente realizados, divulgados e comercializados. O projeto se volta também para a geração de renda para agricultores, artesãs e músicos no Palco das Emoções. É um projeto que acima de tudo é voltado para inclusão e melhoria de vida da população, através de uma alimentação saudável e acesso à cultura ’’, frisou.

INCLUSÃO SOCIAL

O projeto é integrado por cinco comunidades rurais, que desenvolvem atividades antes e depois do acontecimento da feira. Como secagem de folhas, plantio de verduras e separação dos produtos para comercialização na feira.

Para a Prof.Dra Cleânia Sales, a interação da Universidade com a comunidade acontece em sua amplitude, pois a sociedade está de forma ativa dentro da UFPI tornando a comunidade protagonista dentro da academia transparecendo a inclusão na Universidade.

“Para nós da PRECX, a feira representa em sua concretude a extensão universitária em sua amplitude maior. Geralmente, a interação da Universidade com a comunidade é em condição passiva, mas a feira mostra ativamente a interação da comunidade dentro do âmbito acadêmico. Pois quem faz a feira são as comunidades. ”

WhatsApp Image 2019-05-20 at 11.49.41.jpegProfa. Dra. Valéria Silva- Coordenadora do Projeto

Segundo a Profa. Dra. Valéria Silva, coordenadora da Feira, a comunidade tem como direito espaço dentro das Universidades e a feira cria vínculos com diversos segmentos na cidade, assim fortalecendo as relações, democratizando a convivência e oxigenando os relacionamentos na capital.

“Nós queremos trazer os jovens negros, jovens da comunidade LGBT, mulheres e crianças para esse espaço. Queremos que todos façam parte desse ambiente acadêmico, pois aqui é que ocorrem as trocas de saberes, experiências e conhecimento", falou.

_MG_9958-2.jpgEliane Bastos- Artesã

Eliane Bastos, professora aposentada, já trabalhava antes com o artesanato e agora com mais tempo se dedica à arte. “Nesse meu tempo livre, eu decidi fazer algo que me desse prazer, e a feira para mim é muito importante, pois ela me trouxe um novo alento. Aqui nós participamos de uma comunidade onde nas rodas de conversa falamos sobre cultura, debatemos sobre temas que nos fazem pensar como trabalhar com agroecologia e como trabalhar de forma mais humana ‘’.

_MG_9967-2.jpgGraduanda de Artes Visuais UFPI e feirante

Para Lorena, aluna de Artes Visuais da UFPI, a feira é que movimenta o espaço da Rosa dos Ventos e a criatividade dos feirantes que participam. “É um evento muito importante para mim por que movimenta a economia criativa e também faz circular o capital dentro da cidade. Além do mais estamos aqui oferecendo produtos que respeitam os círculos da natureza e que beneficiam a saúde humana “.

Para completar a comemoração, houve destribuição de bolo com direito a parabéns. A feira tem realização todas às sextas- feiras, sendo uma semana na UFPI e a outra na Praça Rio Branco no centro da cidade.