Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza curso de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS)
Início do conteúdo da página

HU-UFPI realiza curso de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h36

evento hu curso 120190516162708

Teve início nessa quarta (15), no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o curso de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), fruto de uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-libanês (HSL), de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). 

O curso é direcionado a profissionais de saúde que atuam em preceptorias em programas de residências médicas e multiprofissionais. São 40 turmas de 20 alunos cada, espalhadas pelo Brasil, uma delas em Teresina, no HU-UFPI, com profissionais de instituições municipais, estaduais e federais aprovados em processo seletivo. As aulas seguem até dezembro de 2020, três dias em cada mês. Há uma turma também em Parnaíba.

Presente na solenidade de abertura, a facilitadora do curso, enfermeira Flávia Lima, professora do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-libanês (IEP-HSL), disse que “a especialização é focada em trazer formas de aprender e ensinar para desenvolver os bons professores que existem dentro de cada um”, assinalou.

Em seguida, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Marta Rosal, lembrou que “há um cenário de crescimento de programas e vagas de residências e este curso é uma forma de valorizar os preceptores e gerar entusiasmos de alunos, por conta da melhor qualidade na formação”, afirmou. 

evento hu curso 220190516162859

Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI, Marta Rosal

Na sequência, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, direcionou sua fala aos alunos. “Parabéns. Teremos grandes formadores de preceptoria”, disse. “Nosso ensino será engrandecido”, avaliou o representante da Fundação Municipal de Saúde (MFS), Dagoberto da Silveira. 

Dando prosseguimento, o secretário estadual de saúde, Florentino Veras Neto, disse que “os programas de residência estão servindo para aumentar a complexidade da assistência dos hospitais regionais”, informou. Por fim, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, lembrou que “o Piauí é conhecido pela excelência de seus profissionais e este curso vem reforçar este quadro”, concluiu.   

evento hu curso 320190516163114

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Após a mesa de abertura, houve videoconferência do evento de abertura nacional do curso, direto de São Paulo, com um link em Brasília, onde se encontrava, entre outros, o Presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. O evento foi transmitido para todas as unidades onde ocorre a especialização. A solenidade nacional marcou o início também do curso de aprimoramento em Gestão de Programas de Residência no SUS, que terá 200 alunos - seis do Piauí, sendo dois do HU-UFPI - e que acontece em São Paulo.

evento hu curso 420190516163409

Participantes assistem a videoconferência 

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS. 

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Fim do conteúdo da página