Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI) é um dos pioneiros no Brasil a ofertar a disciplina Etnobiologia

Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 14h44

Etnobiologia é o estudo científico da dinâmica das relações entre pessoas de diferentes culturas, a biota de seres vivos e o meio ambiente. É uma disciplina emergente, que é comum estar na matriz curricular de alguns programas de pós-graduação, inclusive pesando bastante na avaliação feita pela CAPES, quando a proposta envolve sustentabilidade e meio ambiente.

Durante a reformulação curricular pela qual os cursos de graduação passaram a partir de 2016, o curso de Ciências Biológicas (CEAD/UFPI) passou a contar com a disciplina de Etnobiologia em sua matriz curricular, como disciplina optativa. A disciplina foi pensada estrategicamente tendo em vista sua importância para a continuidade da carreira acadêmica de seus egressos na área de meio ambiente. Além disso, há o desenvolvimento de muitos trabalhos de conclusão de curso englobando tópicos sobre Etnobiologia, sendo que a disciplina oferece uma gama de possibilidades de pesquisa aos alunos em comunidades tradicionais ou locais, com as mais variadas subtemáticas (Etnoecologia, Etnozoologia, Etnobotânica, Etnomicologia, entre outras).

aula expositiva cead20190514142237Aula expositiva sobre a teoria que envolve a Etnobiologia, no polo de Canto do Buriti

Dentre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) com a temática etnobiológica, que até o momento foram 42 de um total de 413 TCCs do curso (10% do total), desde sua implantação em 2006, sete foram com Etnoecologia (matas ciliares e impactos ambientais) e cinco foram desenvolvidos com Etnobotânica, inclusive de plantas medicinais e seu uso nas escolas, em hortas e nos quintais de casas e sua forma de utilização e conhecimento pelos membros das comunidades, e os demais com Etnozoologia (conhecimento sobre anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

aula pratica cead20190514142458Prática para testar o conhecimento sobre os fungos no polo de Gilbués

Neste semestre 2019.1, pela primeira vez, a disciplina está sendo ofertada pelo curso, com a Profª Santina Barbosa de Sousa, que está viajando para os polos de apoio presencial de Canto do Buriti, Gilbués e Inhuma pessoalmente para ministrá-la. A disciplina reúne, em suas aulas práticas, atividades que agregam, ao mesmo tempo, os três pilares da universidade (ensino, pesquisa e extensão). Há o ensino de suas técnicas específicas de ética e valorização do conhecimento empírico das comunidades tradicionais e locais onde serão desenvolvidas as pesquisas e também servidores do polo são convidados a participar das práticas junto com os alunos; assim, é possível vivenciar a disciplina em toda a sua grandeza, de forma bem direcionada. Acrescenta-se ainda a importância da disciplina na formação docente, visto que possibilita ao discente refletir sobre a valorização do conhecimento prévio dos alunos sobre os seres vivos e o meio ambiente, a partir da cultura na qual estão inseridos.

aula pratica cead 220190514142715Prática sobre classificação de vegetais no polo de Canto do Buriti

Atualmente há mais algumas propostas de TCC, além de outras que certamente surgirão, a serem desenvolvidas por alunos que estão cursando a disciplina e que começarão o TCC em 2019.2, já com esse conhecimento específico.

Segundo a Coordenação do Curso, ter a disciplina Etnobiologia na matriz se tornou algo muito especial, de extrema importância para a vida acadêmica dos graduandos e que, com certeza, renderá muitas conquistas nos próximos passos que forem dar após concluírem o curso; além disso, é importante lembrar que esses alunos estão cursando a disciplina com uma professora que, além de ter sido uma de suas idealizadoras, trabalhou a temática no mestrado e agora no doutorado que está concluindo nos próximos meses; percebe-se nitidamente o amor que ela tem pelo que está desenvolvendo com nossos alunos, e isso é um grande diferencial quando se fala de educação.

Confira mais fotos:

pratica cead 320190514143056

Prática sobre jogo de cartas para testar preferência por paisagens, com servidor do polo de Canto do Buriti

pratica cead 420190514143252

Finalização de atividades no polo de Gilbués