Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XV Seminário Piauiense de Apicultura e I Seminário Piauiense de Meliponicultura

XV Seminário Piauiense de Apicultura e I Seminário Piauiense de Meliponicultura

Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 11h18

topo spa20190514111009

Com o objetivo de debater novas perspectivas, fortalecer o setor para atender às novas exigências do mercado e iniciar a organização dos meliponicultores no Piauí, será realizado em Floriano (PI), de 1 a 3 de julho de 2019, o XV Seminário Piauiense de Apicultura e I Seminário Piauiense de Meliponicultura.

O evento, que acontecerá na Universidade Federal do Piauí e no Hotel Rio Parnaíba, marca os 40 anos da apicultura no Piauí, uma das atividades de maior destaque no estado que possui clima e flora que favorecem a produção de mel.

cartaz final vento apicultura20190514111341

Na programação, haverá palestras, mesas-redondas, minicursos e a V Feira Apícola, que reúne apicultores, meliponicultores e demais representantes do setor. A apicultura é uma atividade que movimenta a economia na região do semiárido do Piauí, estado que produziu, em média, nos últimos dez anos, 3.540.248 kg/ano, destacando-se entre os maiores produtores do País.

Nesses 40 anos o cenário apícola do estado sofreu contínuas e profundas mudanças: mobilização para organização da atividade, incentivada principalmente pelas Dioceses e pelos agentes financiadores; capacitação e treinamento de apicultores; adequação das estruturas físicas à exigência da legislação; o início da discussão da atividade em Fóruns, acesso ao mercado internacional e certificações dos produtores.

Todas essas mudanças, muitas provocadas pelas exigências do mercado e flutuação do preço do mel, ajudaram a promover o crescimento da atividade, que trabalha para superar os novos desafios. “Esse evento vai tratar de todas essas questões e, ainda, discutir a organização dos meliponicultores que atuam na região”, explica Laurielson Chaves Alencar, professor do Colégio Técnico de Floriano - CTF/UFPI e um dos coordenadores do Seminário.

abelha sem ferrao tiuba20190514111448

Abelha-sem-ferrão tiúba

No Piauí o mel das abelhas-sem-ferrão é bastante apreciado e sua exploração é uma atividade de interesse de pequenos produtores. Em geral, essas abelhas são criadas em troncos ou caixotes e algumas colônias pertencem à família do produtor há algumas gerações. Apesar da possibilidade de produção de um mel diferenciado, a meliponicultura, no Estado, precisa de mais incentivo e contribuição para a geração de renda e preservação da biodiversidade na região. “É necessário investimento em pesquisas e, também, melhorar a organização desse segmento que tem produtos com alto valor agregado e que pode ser uma excelente opção de renda para as famílias”, acrescenta Fábia Pereira, pesquisadora da Embrapa Meio-Norte, membro da comissão organizadora do evento.

apicultores trabalhando20190514111756

Apicultores trabalhando

O XV Seminário Piauiense de Apicultura e I Seminário Piauiense de Meliponicultura é uma realização da Universidade Federal do Piauí, da Federação das Entidades Apícolas do Estado do Piauí, da Embrapa Meio-Norte, do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí e conta com o apoio do Banco do Nordeste, Óticas Floriano, Cachaça Riachão e Hotel Rio Parnaíba.

Clique aqui para acessar a programação do evento e efetuar a inscrição.