Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGANT e Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UFPI promovem Roda de Conversa com os Akroá Gamella
Início do conteúdo da página

PPGANT e Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UFPI promovem Roda de Conversa com os Akroá Gamella

Imprimir
Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 15h48

Cartaz Roda de Conversa com os Akroa Gamella20190509154535

No dia 14 de maio, no auditório Noé Mendes – CCHL UFPI, às 14h30, será realizada a Roda de Conversa com os Akroá Gamella, promovida pelo Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia / UFPI e pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGANT. Nesta ocasião, as lideranças indígenas falarão sobre identidade, cultura, luta pela preservação do território e os desafios enfrentados no presente.

Os Akroá Gamela vivem em situação de conflito com fazendeiros no Estado do Maranhão e por defenderem o seu território, foram vítimas de um massacre no dia 30 de abril de 2017. A tragédia desta coletividade indígena foi notícia nos meios de comunicação social do Brasil e exterior devido à crueldade do ato de violência que sofreram.

A roda de conversa é um desdobramento do evento de extensão e pesquisa Roda dos Povos e Comunidades Tradicionais, realizado em novembro de 2018, no CCHL /UFPI. O objetivo é promover o diálogo entre os artífices do conhecimento tradicional e científico e favorecer ao desenvolvimento da ciência por meio da vivência como os povos e comunidades tradicionais. A atividade tem como objetivo contribuir para o reconhecimento dos saberes tradicionais e o respeito aos seus detentores, promovendo a erradicação de todas as formas de preconceito, discriminação e intolerância.

O evento conta com o apoio da Defensoria Pública da União; Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), Indígenas Gamela; Associação dos Povos Indígenas Tabajara, Tapuio Itamaraty; Associação Indígena Canto da Várzea; Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Grupo de Pesquisa sobre Identidades Coletivas, Conhecimento Tradicionais e Processos de Territorialização; Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFPI (CACS).

Informações: Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/UFPI - Sala 323 do CCHL/ Fone: 3237-2239.

Fim do conteúdo da página