Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Bom Jesus realiza mais uma edição do Seminário de Docência Superior
Início do conteúdo da página

Campus de Bom Jesus realiza mais uma edição do Seminário de Docência Superior

Imprimir
Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 13h58

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou mais uma Edição do Seminário de Docência Superior no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), por meio da Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

As programações foram realizadas nos dias 25 e 26 de abril e contaram com seis palestras ao todo, voltadas à prática docente e como aprimorá-la. O evento é destinado aos docentes recentemente contratados desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES), ou que ainda não tenha participado da atividade.

As palestras ministradas abordaram as seguintes temáticas:

  • "Ensino de Graduação: conhecendo a PREG, algumas normas e seus programas" - ministrada pela Profa. Dra Maraisa Lopes e Profa. Dra Rosa Lina da Silva;
  • “Ética na Docência” - ministrada pelo Prof. Dr. José Luís Guimarães;
  • "Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA)" - ministrada pelo Ms. Euclydes de Melo;
  • "Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior" - ministrada pela Profa. Dra. Regina Mendes;
  • "Planejamento e Avaliação da Ação Docente" - ministrada pela Profa. Dra. Teresa Christina Honório;
  • "Relação Interpessoal e as Metodologias de Ensino Aprendizagem" - ministrada pelo Prof. Ms. Renato dos Santos.

Após as palestras foi realizada ainda uma avaliação do Seminário pelos participantes. Rosa Lina da Silva, professora da UFPI, destaca a importância do evento e a satisfação com os resultados observados. "Acreditamos que o evento favoreceu uma reflexão de aspectos importantes das atividades do dia a dia do professor na UFPI. E pode-se dizer que os objetivos do curso foram alcançados, algumas palestras superaram até as expectativas", afirma Rosa.

 WhatsApp Image 2019-04-30 at 11.51.27.jpeg

Profa. Dra Rosa Lina da Silva da UFPI

O Seminário tem como objetivo aprimorar ou desenvolver a sensibilidade pessoal e o compromisso profissional tendo como referência as dimensões ética, política, científica, técnica e humana. Também visa compreender a organização administrativa, acadêmica, regimental, normativa da UFPI e os processos de avaliação Institucional e conhecer os procedimentos acadêmicos do SIGAA e sua dinâmica institucional. E por fim, refletir sobre a relação entre planejamento de ensino, avaliação da aprendizagem na organização e eficácia do trabalho docente, e discutir de forma dinâmica, sistemática e interativa os temas pertinentes relação Interpessoal e as Metodologias que auxiliarão na prática docente.

Fim do conteúdo da página