Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores e alunos do campus de Floriano participam de programa de extensão na comunidade do quilombo mimbó

Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 14h59

Os docentes: Prof. Dr. Jairo de Carvalho Guimarães e Profa. Dra. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa e discentes do Curso de Enfermagem, Administração e de Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral realizaram dia 13 de abril uma visita à comunidade do quilombo Mimbó para apresentar propostas do Programa de Extensão Semeando e colhendo cuidados: ações de formação e promoção da saúde para o uso de plantas medicinais pela comunidade do quilombo Mimbó”.

image.jpeg

O programa tem como objetivo difundir e congregar crenças, saberes e fazeres da cultura popular tradicional presentes na medicina popular alternativa (plantas medicinais) e de horto comunitário, com o intuito de propiciar o desenvolvimento e o aprendizado crítico - reflexivo de comunidades em situação de vulnerabilidade social, especificamente da comunidade Quilombola Mimbó do município de Amarante/PI.

image (1).jpeg

Segundo o professor Dr. Jairo de Carvalho Guimarães, tal proposta, corrobora com o conceito de Promoção da saúde enfatizado pela Carta de Ottawa (1986) que diz “nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global”.

image (2).jpeg

image (3).jpeg

O programa também tem como propósito a orientação aos quilombolas quanto à implementação de uma horta comunitária, criação de aves e produção de mel de abelha, a qual terá apoio estrutural de docentes e discentes do CTF – Colégio Técnico de Floriano.