Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado profissional da UFPI realiza evento "Tópicos Especiais em Saúde da Família"
Início do conteúdo da página

Mestrado profissional da UFPI realiza evento "Tópicos Especiais em Saúde da Família"

Imprimir
Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 11h09

topicos 1.jpg

Na manhã de ontem, 11/04, foi iniciado o evento "Tópicos Especiais em Sáude da Família", que marca o último módulo do mestrado profissional na área. Com a programação distribuída em dois dias, a primeira atividade foi a palestra "Ética na Pesquisa", ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Ibiapina. O evento acontece paralelamente em nove Universidades. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem como sede o Prédio de Pós-Graduação em Enfermagem.

topicos 2.jpg

 Profa. Dra. Marcoeli de Moura, Vice-Coordenadroa do Mestrado Profissional em Saúde da Família

A Profa. Dra. Marcoeli de Moura, Vice-Coordenadroa do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de formação em Saúde da Família (RENASF), salienta que o evento é aberto à toda comunidade. "São temas bastante relevantes, tanto com relação ao objetivo do mestrado, que é a Saúde da Família, como também para pesquisa. Como todos os mestrados exigem a apresentação de um trabalho de conclusão, normalmente baseado em uma pesquisa científica, os temas foram pensados para avançar nessa temática. Consequentemente, melhorar a saúde da população é o objetivo no nosso mestrado", destaca a Vice-Coordenadora.

topicos 3.jpg

Prof. Dr. Sérgio durante sua palestra

Durante sua palestra, o Prof. Dr. Sérgio falou sobre a importância do respeito aos participantes na pesquisa, deu recomendações para obter o termo de consentimento livre e esclarecido, além de pontuar sobre temas atuais em pesquisa, como o uso de placebo e avaliação de riscos.

Questionado sobre a necessidade do olhar atento à ética durante o processo de pesquisa, o Prof. Sérgio esclare que "É de fundamental importância porque normalmente são profissionais que estão realmente na fase de elaboração do seu projeto de pesquisa, e certamente eles irão trabalhar em várias áreas do conhecimento. Então é impossível que você faça uma pesquisa científica sem ter, de fato, conhecimento de toda uma legislação que é pertinente, tanto em nível local como no nacional", pontua.

topicos 5.jpg

Profa. Dra. Telma Evangelista

Na sequência, a Profa. Dra. Telma Evangelista, do Programa de Pós-Graduação, realizou a palestra com a temática "Tratamento de dados quantitativos", que tem relação com o fato de se trabalhar com pesquisas mistas, com abordagens múltiplas.

"Meu tema é sobre pesquisa quantitativa porque grande parte dos estudos dos nossos alunos são voltados para a abordagem quantitativa. São estudos epidemiológicos, e eles são quantitativos, daí a importância de trazer esse tipo de tratamento de dados para que possam respaldá-los no desenvolvimento de suas pesquisas. Eles precisam estar empoderados, conhecer os diferentes métodos de pesquisas e a questão ética. Então o grande objetivo é empoderá-los para a pesquisa", esclarece a Profa. Telma.

 topicos 4.jpg

Manuela Bastos, dentista e aluna do Programa

Manuela Bastos, dentista e aluna do Programa, explica que por se tratar de um mestrado profissional o objetivo é voltado para a prática, buscando aumentar e melhorar os conhecimentos dos diferentes profissionais que fazem parte. "O Progama é voltado para melhorar a assistência na estratégia de saúde da família, e traz o profissional para dentro da faculdade para ele se atualizar. É a busca por proporcionar uma melhor condição de vida para aquele paciente, melhorando o tipo de atendimento, abordagem e facilitando o acesso", externa.

Ela segue explicando que as mudanças na conduta dos profissionais, a partir do momento que ingressam no mestrado, é gradual. "Mudamos muito, tanto nosso conceito, como nossa abordagem com o paciente. Nós passamos a olhar mais, a deixar de ter a abordagem mecânica, passando a ser um atendimento mais humanizado", finaliza.

O evento continua hoje, 12/04, iniciando às 8hrs e segue até às 17hrs, contando ainda com roda de conversa, mesa redonda, e finaliza com o professor Fernando Guedes, que vai apresentar um curso sobre Revisão Integrativa e Sistemática da Literatura.

Fim do conteúdo da página