Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado profissional da UFPI realiza evento "Tópicos Especiais em Saúde da Família"

Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 11h09

topicos 1.jpg

Na manhã de ontem, 11/04, foi iniciado o evento "Tópicos Especiais em Sáude da Família", que marca o último módulo do mestrado profissional na área. Com a programação distribuída em dois dias, a primeira atividade foi a palestra "Ética na Pesquisa", ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Ibiapina. O evento acontece paralelamente em nove Universidades. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem como sede o Prédio de Pós-Graduação em Enfermagem.

topicos 2.jpg

A Profa. Dra. Marcoeli de Moura, Vice-Coordenadroa do Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Rede Nordeste de formação em Saúde da Família (RENASF), salienta que o evento é aberto à toda comunidade. "São temas bastante relevantes, tanto com relação ao objetivo do mestrado, que é a Saúde da Família, como também para pesquisa. Como todos os mestrados exigem a apresentação de um trabalho de conclusão, normalmente baseado em uma pesquisa científica, os temas foram pensados para avançar nessa temática. Consequentemente, melhorar a saúde da população é o objetivo no nosso mestrado", destaca a Vice-Coordenadora.

topicos 3.jpg

Prof. Dr. Sérgio durante sua palestra

Durante sua palestra, o Prof. Dr. Sérgio falou sobre a importância do respeito aos participantes na pesquisa, deu recomendações para obter o termo de consentimento livre e esclarecido, além de pontuar sobre temas atuais em pesquisa, como o uso de placebo e avaliação de riscos.

Questionado sobre a necessidade do olhar atento à ética durante o processo de pesquisa, o Prof. Sérgio esclare que "É de fundamental importância porque normalmente são profissionais que estão realmente na fase de elaboração do seu projeto de pesquisa, e certamente eles irão trabalhar em várias áreas do conhecimento. Então é impossível que você faça uma pesquisa científica sem ter, de fato, conhecimento de toda uma legislação que é pertinente, tanto em nível local como no nacional", pontua.

topicos 5.jpg

Profa. Dra. Telma Evangelista

Na sequência, a Profa. Dra. Telma Evangelista, do Programa de Pós-Graduação, realizou a palestra com a temática "Tratamento de dados quantitativos", que tem relação com o fato de se trabalhar com pesquisas mistas, com abordagens múltiplas.

"Meu tema é sobre pesquisa quantitativa porque grande parte dos estudos dos nossos alunos são voltados para a abordagem quantitativa. São estudos epidemiológicos, e eles são quantitativos, daí a importância de trazer esse tipo de tratamento de dados para que possam respaldá-los no desenvolvimento de suas pesquisas. Eles precisam estar empoderados, conhecer os diferentes métodos de pesquisas e a questão ética. Então o grande objetivo é empoderá-los para a pesquisa", esclarece a Profa. Telma.

topicos 4.jpg

Manuela Bastos, dentista e aluna do Programa

Manuela Bastos, dentista e aluna do Programa, explica que por se tratar de um mestrado profissional o objetivo é voltado para a prática, buscando aumentar e melhorar os conhecimentos dos diferentes profissionais que fazem parte. "O Progama é voltado para melhorar a assistência na estratégia de saúde da família, e traz o profissional para dentro da faculdade para ele se atualizar. É a busca por proporcionar uma melhor condição de vida para aquele paciente, melhorando o tipo de atendimento, abordagem e facilitando o acesso", externa.

Ela segue explicando que as mudanças na conduta dos profissionais, a partir do momento que ingressam no mestrado, é gradual. "Mudamos muito, tanto nosso conceito, como nossa abordagem com o paciente. Nós passamos a olhar mais, a deixar de ter a abordagem mecânica, passando a ser um atendimento mais humanizado", finaliza.

O evento continua hoje, 12/04, iniciando às 8hrs e segue até às 17hrs, contando ainda com roda de conversa, mesa redonda, e finaliza com o professor Fernando Guedes, que vai apresentar um curso sobre Revisão Integrativa e Sistemática da Literatura.