Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Bacharelado em Zootecnia é criado no Campus Ministro Petrônio Portella

Curso de Bacharelado em Zootecnia é criado no Campus Ministro Petrônio Portella

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias (CCA) e do Departamento de Zootecnia, torna pública a criação e a aprovação do Curso de Bacharelado em Zootecnia, que terá abertura no período letivo de 2019.2, com oferta de 40 vagas por semestre.

diego-5.jpg

Departamento de Zootecnia (CCA)

O profissional da Zootecnia trabalha as questões ligadas ao manejo do animal, a saber, produção, nutrição, reprodução, comportamento e melhoramento genético, sempre em acordo com o bem-estar e ética animal.

diego-26.jpg

O Prof. Dr. Agostinho Figueiredo, Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Zootecnia, ressalta a importância da oferta do curso não somente para a comunidade universitária, mas para todo o estado do Piauí, devido ao seu grande potencial na área das Ciências Agrárias. "O Piauí é um estado que apresenta um potencial agropecuário muito forte, tem uma demanda por produtos e proteínas muito grande. E a gente sentiu necessidade de criar o Curso de Zootecnia, que trata diretamente da produção animal, da cadeia produtiva como um todo. Nessa visão de criação do curso a gente percebeu esse potencial do estado e a necessidade de profissionais para desenvolver essa cadeia de produção de proteína animal", disse.

diego.jpg

Prof. Dr. Agostinho Figueiredo

A criação do mais novo curso de graduação da UFPI é resultado da parceria entre o CCA, o Centro de Ciências da Natureza (CCN) e o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com apoio de seus respectivos diretores e docentes. O Prof. Dr. Paulo Ramalho, Diretor do CCA, destaca a relevância dessa parceria e um pouco da trajetória do projeto de criação do curso até sua consolidação. "Já é uma ideia antiga do Departamento. Em 2013 foi criada a primeira Comissão para formalizar essa proposta, na antiga gestão do Centro, com o Diretor Williams Neves. E quando nós assumimos eu chamei a equipe responsável pelo projeto e fizemos uma reestruturação, e lógico que nessa reestruturação nós contamos não só com o apoio dos docentes do Centro de Ciências Agrárias e do Departamento de Zootecnia, mas também com docentes e diretores do Centro de Ciências da Natureza e do Centro de Ciências da Saúde. Também contamos com o apoio incondicional da Administração Superior", afirma.

diego-25.jpg

Prof. Dr. Paulo Ramalho, Diretor do CCA

Além de contar com qualificado corpo docente, composto por professores premiados e reconhecidos em nível nacional, o Curso de Bacharelado em Zootecnia possui uma completa estrutura pedagógica, com cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Os discentes  terão a oportunidade de acompanhar os trabalhos de pesquisa dos alunos da Pós-Graduação, mestrandos e doutorandos. Além de desenvolverem trabalhos de iniciação científica, estarão se preparando para também ingressarem na Pós-Graduação.

A realização do projeto possibilitará ainda melhor aproveitamento da capacidade de formação dos estudantes da Universidade, como explica o Coordenador do Laboratório de Genética Animal, Prof. Dr. Lindemberg Sarmento. "A criação desse curso permite o aproveitamento de recursos. O Departamento de Zootecnia existe, a estrutura física existe, os professores estão aqui. A Universidade, ao criar o Curso de Zootecnia, na verdade está otimizando os recursos que naturalmente já estão investidos".

diego-2.jpg

Prof. Dr. Lindemberg Sarmento

O curso também promoverá maior proximidade entre a Instituição e a comunidade, por meio de atividades realizadas nos laboratórios de pesquisa e análise de alimentos do Departamento de Zootecnia, como o Laboratório de Genética Animal, o Galpão de Pesquisa de Pscicultura, o Laboratório de Pesquisa e Nutrição Animal (LAPEN) e o Laboratório do Setor de Apicultura.

diego-4.jpg

Laboratório de Genética Animal

diego-6.jpg

Galpão de Pesquisa de Piscicultura