Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza matrícula dos novos estudantes da instituição

UFPI realiza matrícula dos novos estudantes da instituição

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) deu início às matrículas dos alunos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), do Ministério da Educação, nesta quinta-feira (19). A instituição ficou em quarto lugar do Nordeste em número de inscritos com 154.148 inscritos. Além disso, a UFPI ficou na mesma posição com relação ao número de vagas ofertadas em todo o país e em primeiro do Nordeste com 5.954 vagas.

A boa classificação da UFPI no Enade serviu de atrativos para canditados de várias regiões do país para concorrer a uma vaga. O curso de Medicina, por exemplo, foi o mais concorrido da instituição, onde 7.544 inscritos disputaram 80 vagas, tendo concorrência de 94,30 por vaga.

Vinícios Arcalá, de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, escolheu a universidade para cursar Medicina pelo bom desempenho da instituição. "Entre as instituições federais que davam para eu passar, optei pela UFPI pelos bons rendimentos do curso e pela qualidade da instituição", ressaltou.

Vinícios Arcalá e seus pais, felizes pela realização de um sonho

Já o estudante do Rio Grande do Sul, Cristiano Ferrari, também aprovado em Medicina, disse que tem boas referências da instituição e as expectativas são as melhores. O último resultado divulgado pelo Enade revelou que a maioria dos cursos da UFPI obtiveram conceitos que demonstram um referencial de qualidade.

Cristiano Ferrari, do Rio Grande Sul, optou pelo curso de Medicina da UFPI

Para Letícia Nunes, 17 anos, aprovada para Engenharia Civil, a qualidade do ensino da UFPI, os bons laboratórios e o corpo docente são as fórmulas do sucesso dos cursos de graduação disponibilizados pela instituição.

Evandro Sousa, 28 anos, é só felicidade, pois passou para o curso que sempre almejou. "Sempre quis Direito. Em 2004 foi minha primeira tentativa, mas não consegui. Passei para Jornalismo na UFPI e História na UESPI. Terei que deixar o Jornalismo, pois infelizmente não posso cursar os dois na mesma instituição. Mas estou extremamente feliz, pois continuarei a estudar na UFPI, onde o ensino é um dos melhores do Brasil", ratificou.

"Estou realizando meu sonho", disse Evandro aprovado para o curso de Direito

"Estou muito emocionada, eu sempre confiei na minha filha. Estou muito feliz por ela ter passado em uma universidade pública de qualidade. Acredito que a UFPI abrirá horizontes de sucesso para ela. Irá prepará-la para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, além de conhecer professores capacitados e amigos, fazendo com que ela amadureça como pessoa. Estou tão feliz que é como se eu tivesse passado também. É emocionante ver seu filho começando sua carreira", enfatizou Eva Maria, mãe de Marina Lua, que passou para Odontologia.

Eva Maria acompanhando sua filha, que foi aprovada para Odontologia

Diego Carvalho, 19 anos, aprovado em Física, acredita na credibilidade da instituição e em seu compromisso com o ensino. Creio que a universidade me proporcionará todos os mecanismos necessários, desde laboratórios equipados, biblioteca e professores gabaritados, para que eu alcance meus objetivos. Espero ter uma boa formação e ser um bom profissional. Depois de me formar em Física tentarei Engenharia Elétrica aqui na universidade", afirma o calouro.

Diego Carvalho com sua sorridente mãe Teresinha Vieira

Amanda Santiago Soares, 18 anos, aprovada em letras Francês, disse que a universidade é bem conhecida no estado, sendo referência de ensino superior com bons professores. Alem de possuir uma boa estrutura física. Seu pai, José Algacyr, afirmou que a UFPI é conhecida pelo bom desempenho e pela qualidade do ensino, e que os alunos que saem da UFPI tem grande competência para atuar no mercado de trabalho.

José Algacyr acompanhou sua filha, Amanda Santiago, para realizar a Matrícula Institucional

A UFPI tem recebido estudantes de vários estados como Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Sul, entre outros estados. A escolha feita pelos candidatos expressa a credibilidade da sociedade em relação ao compromisso da instituição com uma educação de qualidade. A matrícula institucional acontece até sexta (20).

Kaio Leonardo (Ubajara-CE) e Henrique Ribeiro (Juazeiro- CE), ambos aprovados em Jornalismo

Anderson Victor aprovado em Médicina Veterinária

James Silva, 17 anos, e Marcos Vinícius, 23 anos, futuros Engenheiros Agronômicos

As matrículas estão sendo realizadas em cada Centro da UFPI