Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Parnaíba realiza Ciclo de Palestras: Fisioterapia em Evidência

Campus de Parnaíba realiza Ciclo de Palestras: Fisioterapia em Evidência

Profissionais e acadêmicos de Fisioterapia de Parnaíba participaram no último dia 26 de junho do ciclo de palestras organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região (CREFITO-14), que contou o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) em Parnaíba.

O evento teve início com a palestra do Prof. Dr. Marcelo Coertjens, profissional de Educação Física e docente da UFPI, que explanou sobre a energética locomotora como parâmetro integrador no estudo da marcha patológica. Em sua fala, o professor destacou a necessidade de haver aproximação entre fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, para melhores resultados nos atendimentos de diversos pacientes. Na sequência foi discutido sobre a mobilização precoce do paciente internado na UTI. A fisioterapeuta Amanda Couto salientou a mudança do perfil do fisioterapeuta da UTI que no passado ficava muito restrito ao manejo do ventilador mecânico e que hoje, cada vez mais, tem sido comprovada a relevância da mobilização precoce para estes pacientes como preditor de recuperação mais acelerada e menor tempo de hospitalização.

fisioterapia620180628100131

Palestras abordaram importâcia dos profissionais de Fisioterapia para recuperação dos pacientes

As disfunções sexuais femininas foram abordadas pela fisioterapeuta Susan Fontenele e gerou grande participação da plateia por se tratar de um tema que ainda é revestido por muito tabu. Nesse contexto, a fisioterapeuta Ana Rebeca Costa apresentou técnicas de Low Pressure Fitness que podem ser aplicadas em uma série de disfunções apresentadas pelo público feminino. Já a fisioterapeuta Daniella Veras explanou sobre os desafios da Fisioterapia Neuropediátrica, ilustrando as dificuldades encontradas pelos profissionais da área, bem como das famílias destes pacientes cujos tratamentos mais inovadores são de elevado custo financeiro.

A tecnologia disponível na atualidade também foi tema do encontro. O Prof. Elezier Xavier esclareceu novas perspectivas do tratamento da doença de Parkinson por meio de tarefas envolvendo a percepção do tempo. Em seu discurso, o palestrante que é doutorando em Biotecnologia (RENORBIO), apresentou o uso de um aplicativo desenvolvido pela equipe do Laboratório de Neurinovação Tecnológica e Mapeamento Cerebral (NitLab) que envolve tarefas de percepção de tempo e cujos resultados têm sido positivos sobre aspectos motores dos pacientes com Parkinson. O uso de recursos tecnológicos também foi objeto de estudo dos concluintes do curso de Fisioterapia da UFPI, Adelino Fernandes e Rodrigo Stéfano. Os discentes apresentaram dados de seus Trabalhos de Conclusão de Curso sob orientação da Profa. Dra. Dionis Machado. O discurso versou sobre as repercussões do uso de smartphones e similares sobre a postura cervical e suas consequências, alertando para que este hábito não tenha repercussões negativas sobre a postura corporal e saúde das pessoas.

fisioterapia220180628094118

Profa. Dra. Dionis Machado ao lado dos alunos que apresentaram o TCC sob sua orientação

Quanto aos inscritos no evento, foi unânime a opinião quanto à relevância deste tipo de ação do CREFITO-14 entre profissionais e discentes. A fisioterapeuta Naiara Brito elogiou a seleção dos palestrantes e o trabalho do Conselho em primar pela atualização profissional. Para o discente Tiago Ibiapina, esta foi a oportunidade de conhecer melhor algumas áreas da Fisioterapia e direcionar seu interesse profissional. Os participantes já aguardam por novas edições do encontro para os semestres seguintes.

Confira mais fotos:

fisioterapi420180628095743