Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL: CINE PET-Filosofia tem como tema a Ditadura Civil Militar; evento vai acontecer amanhã (29)
Início do conteúdo da página

CCHL: CINE PET-Filosofia tem como tema a Ditadura Civil Militar; evento vai acontecer amanhã (29)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

batismo de sangue.jpg

O Programa de Educação Tutorial do Curso de Filosofia (PET- Filosofia), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), convida toda a comunidade para participar do Cine-PET. O evento acontecerá amanhã (29), de 14h às 16h, na Sala de Vídeo II (CCHL/UFPI) e se caracteriza como uma atividade de extensão, na qual são exibidos filmes e fomentadas discussões sobre as questões filosóficas que emergem nas narrativas cinematográficas.

Na Edição do Cine-PET-Filosofia do primeiro semestre de 2018, o tema a ser tratado e pensando é a Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985). O trabalho não se constitui apenas na demonstração, é também carregado de discussão teórica essencial.

Com a ditadura como temática desta edição, a atividade se torna importante para mostrar a atualidade da discussão para a comunidade e como essa temática se apresenta tão enraizada em nosso cotidiano e cultura. Assim, os filmes exibidos com suas devidas discussões serão capazes de promover aproximação do público (tanto acadêmico quanto externo) com a temática. O filme a ser exibido é “Batismo de Sangue”, de Helvécio Ratton.

Logo após a exibição, haverá um debate acerca do filme, que será embasado pela obra de Hannah Arendt “Sobre a violência”, no qual a autora explicita o fato de que onde há a utilização dos instrumentos de violência, não há como o poder ser experienciado.

Fim do conteúdo da página