Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sistema proporciona comodidade e praticidade à comunidade da UFPI
Início do conteúdo da página

Sistema proporciona comodidade e praticidade à comunidade da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Possibilidade de anexar e armazenar textos, vídeos, slides, conversas em fóruns de discussão, acompanhamento de trabalhos de pesquisa, economia de tempo por meio das chamadas online, entre outros. Essas foram algumas vantagens do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), apontadas pelo professor do Departamento de Moda, Designer e Estilismo, Cícero Brito, usuário assíduo do sistema.

"Não há mais necessidade em colocar textos em xerox. Com o sistema, lanço os tópicos das aulas, facilitando o acompanhamento por parte do aluno, tanto em casa como na UFPI. Além disso, não me preocupo mais com prazos, porque o próprio sistema agenda uma determinada tarefa, com data e hora, e avisa quando a mesma for concluída", elogia o professor.

Implantado ano passado, o SIGAA conta com aproximadamente 30 mil alunos e mais de 3 mil funcionários cadastrados. O sistema disponibiliza todas as informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação, alunos, professores, enfim, tudo que seja relacionado à parte acadêmica da universidade.

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Guilherme Amaral Avelino, a grande dificuldade no início da implantação se deu por conta da migração de dados do sistema antigo. "O SIGAA relaciona diferentes informações sobre o currículo do curso antes de liberar a matrícula do aluno em uma disciplina. O sistema automaticamente barra a matrícula em disciplinas que possuem outras como pré-requisitos e que ainda não foram cursadas. Com a implantação do novo sistema foram observadas inconsistências nos currículos cadastradas no sistema antigo, gerando bloqueios, principalmente, por falta de informações sobre equivalências entre disciplinas", afirma o diretor.

O NTI disponibilizou vídeos e manuais que explicam como utilizar o sistema. Para Guilherme Avelino, a grande vantagem do SIGAA é a interação aluno-professor. "É uma ferramenta a mais para auxiliar no ensino, pois possibilita o cadastro de atividades, notícias, publicação de material, chats, grupos de discussão, etc. É uma extensão da sala de aula no mundo virtual. Toda a parte de registro acadêmico foi aprimorada, proporcionando muito mais funcionalidade às coordenações e chefias de cursos. Além disso, o aspecto semelhante ao das redes sociais foi pensado com o uma maneira de facilitar o acesso dos usuários" pontuou.

Reconhecimento

O sistema implantado na UFPI ganhou reconhecimento e notoriedade até mesmo fora do Piauí. Durante uma reunião com coordenadores de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o Prof. Dr. Paulo Fernando Lopes, que é coordenador do curso de Comunicação Social da UFPI, explicou como o SIGAA funciona e ouviu elogios dos colegas.

"Eles ficaram encantados com o sistema, pois algumas universidades ainda estão no período muito burocrático em relação à rapidez e soluções que o SIGAA oferece à comunidade acadêmica", relatou o professor. Segundo ele, a universidade está passando por um momento de transição na qual muitos professores estão se aposentando, e estão sendo admitidos novos profissionais que já utilizam as novas tecnologias. "Ainda temos no nosso quadro professores que não usam e-mail, por exemplo. O sistema é um bem simbólico compartilhado pela rede, que propicia os cinco campi ficarem interligados e facilitar a gestão de trabalhar em cima das dificuldades de cada um deles. As pessoas que ainda resistem ao sistema é por que ainda não se deram a oportunidade de conhecê-lo mais profundamente", disse Paulo Fernando.

                       

                 "Só há resistência de quem ainda não se deu a chance de conhecê-lo". disse Paulo Fernando

Para o Prof. Dr. Denilson Botelho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI, a principal causa de qualquer resistência ao sistema é de ordem cultural. "Acho que a principal dificuldade é que o uso do sistema requer uma mudança de cultura e isso não se faz por decreto, de uma hora para outra. A UFPI fez a sua parte tomando a iniciativa de implantar o sistema. Docentes e alunos precisam agora se dedicar minimamente a explorar as possibilidades que o sistema oferece", avalia o professor.

E acrescenta. "É um caminho sem volta, por isso é indiscutível a sua importância. O que é que não passa pela grande rede mundial de computadores hoje em dia? Acho que só mesmo o que se insere no campo dos afetos. No mais, tudo está na internet e nossos alunos já sabem disso, pois utilizam as redes sociais intensamente. Se fizeram isso para contestar o aumento das passagens dos ônibus em Teresina, certamente vão perceber que o SIGAA veio para ficar e precisa ser utilizado, examinado e aprimorado a partir do uso que fazemos e faremos dele".

Andréa Ramos, aluna do oitavo período de História, afirma que o sistema facilitou muito sua vida acadêmica, uma vez que a interação com colegas de curso e professor ultrapassou os limites de sala de aula. "Economizo com xerox, posso acessar o sistema a qualquer hora e, com os grupos de discussão, posso trocar informações com colegas de sala e com professores em qualquer dia e horário. Além disso, facilita bastante na aquisição de certos documentos e realização de matrículas, que posso fazê-los sem precisar ir à coordenação do curso", afirma a estudante.

Outro benefício proporcionado pelo SIGAA é a disponibilização de um portal público alimentado automaticamente a partir do uso do sistema. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar e obter informações atualizadas a respeito do funcionamento da universidade, sem precisar ter um cadastro no sistema. A implantação do sistema na graduação foi o foco em 2012. As novidades para 2013 estão ligadas à parte administrativa, além da consolidação da implantação na graduação, no ensino a distância e nos Colégios Agrícolas.

 

Fonte: Matéria originalmente publicada no Jornal O Dia

 

 

Fim do conteúdo da página