Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Simpósio de Antropologia (SIMPANTRO)

Abertura do II Simpósio de Antropologia (SIMPANTRO)

Teve início nessa quarta-feira (13), o II Simpósio de Antropologia com o tema "A ética na pesquisa Antropológica: entre a regulamentação e a prática". A abertura da programação ocorreu no auditório Noé Mendes no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O planejamento do evento se deu por meio da parceria entre o Departamento de Ciências Sociais e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Além do Coordenador do evento, Prof. Dr. Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Antropologia, Prof. Dr. Celso de Brito, foram convidadas para compor a mesa a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dr. Nadir do Nascimento Nogueira;a Chefe de Departamento de Ciências Sociais, Profa. Dr. Rossana Maria Marinho Albuquerque; e a Pró-Reitora decana de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lucia Pereira Gomes.

DSC_0211.png

As discussões do II Simpósio de Antropologia são importantes para a sociedade acadêmica no geral. “É extremamente importante debater a ética na pesquisa, sobretudo na área de ciências humanas, pois temos um regime de controle ético da universidade que faz com que nós das Ciências Humanas nos subordinemos à ética definida pelas Ciências Biológicas. E isso acaba sendo um empecilho para as nossas pesquisas. Esse debate acaba sendo importante também para além da área acadêmica, mas para a sociedade no geral”, comentou o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Prof. Dr. Celso de Brito.

DSC_0222.png

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

A Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira saudou a todos os convidados e deu boas-vindas aos palestrantes que vieram fazer parte da construção do evento. “A universidade precisa estar aquecida e vibrante. Para isso precisamos defender a educação, bem como a universidade pública de qualidade e espaços como este são importantes para que nos mantenhamos motivados a essa defesa”, afirmou.

A Vice-Reitora destacou, ainda, a política institucional de fortalecimento e crescimento da pesquisa e da pós-graduação com editais específicos, como o de Bolsa de Produtividade da UFPI e de publicações científicas.

O II Simpósio de Antropologia segue até esta sexta-feira, dia 15 de junho. Confira a programação aqui

edit01.png