Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Simpósio de Antropologia (SIMPANTRO)
Início do conteúdo da página

Abertura do II Simpósio de Antropologia (SIMPANTRO)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Teve início nessa quarta-feira (13), o II Simpósio de Antropologia com o tema "A ética na pesquisa Antropológica: entre a regulamentação e a prática". A abertura da programação ocorreu no auditório Noé Mendes no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O planejamento do evento se deu por meio da parceria entre o Departamento de Ciências Sociais e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Além do Coordenador do evento, Prof. Dr. Raimundo Nonato Pereira do Nascimento, e do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Antropologia, Prof. Dr. Celso de Brito, foram convidadas para compor a mesa a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dr. Nadir do Nascimento Nogueira;a Chefe de Departamento de Ciências Sociais, Profa. Dr. Rossana Maria Marinho Albuquerque; e a Pró-Reitora decana de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lucia Pereira Gomes.

DSC_0211.png

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Prof. Dr. Celso de Brito

As discussões do II Simpósio de Antropologia são importantes para a sociedade acadêmica no geral. “É extremamente importante debater a ética na pesquisa, sobretudo na área de ciências humanas, pois temos um regime de controle ético da universidade que faz com que nós das Ciências Humanas nos subordinemos à ética definida pelas Ciências Biológicas. E isso acaba sendo um empecilho para as nossas pesquisas. Esse debate acaba sendo importante também para além da área acadêmica, mas para a sociedade no geral”, comentou o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Prof. Dr. Celso de Brito.

DSC_0222.png

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

A Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira saudou a todos os convidados e deu boas-vindas aos palestrantes que vieram fazer parte da construção do evento. “A universidade precisa estar aquecida e vibrante. Para isso precisamos defender a educação, bem como a universidade pública de qualidade e espaços como este são importantes para que nos mantenhamos motivados a essa defesa”, afirmou.

A Vice-Reitora destacou, ainda, a política institucional de fortalecimento e crescimento da pesquisa e da pós-graduação com editais específicos, como o de Bolsa de Produtividade da UFPI e de publicações científicas.

O II Simpósio de Antropologia segue até esta sexta-feira, dia 15 de junho. Confira a programação aqui

edit01.png

Fim do conteúdo da página