Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do ensino médio recebem orientações na Feira das Profissões da UFPI
Início do conteúdo da página

I Festival dos Memes é realizado na UFPI

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 15h58

festival memes 56 120180612145006

Aconteceu na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o I Festival de Memes. A ideia sobre a realização do evento surgiu em sala de aula, na disciplina de Leitura e Produção de Texto, na descrição sobre hipertextualidade e interpretação, associado ao uso de imagens e construção de sentidos, onde a professora pediu aos alunos que se apresentassem através de um meme.

O evento tem como proposta partilhar textos produzidos pelos alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I ofertada pelos cursos de Letras Português e Letras Francês e, dentro dessa proposta, apresentar memes partilhando ideias e experiências que os alunos vivenciaram, até o momento, na UFPI.

festival memes 1920180612144353

Profa. Dra. Maria Angélica Freire

Segundo a Profa. Dra. Maria Angélica Freire, a principal proposta é pensar e produzir memes relatando o cotidiano universitário na UFPI de forma criativa e inovadora, com responsabilidade social e respeito às diversidades. A professora conta com as melhores expectativas possíveis. “A expectativa é sempre a melhor, procurei extrair do universo deles algo que chamasse atenção e tornasse educativo”, disse.

festival memes 2120180612144615

Profa. Keyla Alves

A Profa. Keyla Alves, uma das organizadoras do evento, acredita que com o advento das redes socias e desse momento mais instantâneo de fazer comunicação, é preciso fazer uma reciclagem na maneira de ensinar leitura e produção de texto, pois essa é a disciplina que busca ensinar conhecimento de mundo aos alunos. “Já tivemos outras atividades com uso de memes e, simplesmente, eles arrasaram. Aqui, nós tentamos aliar o que nós queremos enquanto conteúdo e o que eles trazem com vivência de mundo. Os memes estão presentes em tudo que eles fazem”, disse.

As estudantes do Curso de Letras Francês, Cléa Porto e Beatriz Ferreira, contam que já tinham realizado um trabalho sobre a utilização de memes e construção de sentido e, com a divulgação do festival se interessaram em participar. Elas participam da Batalha dos Memes e esperam ganhar o primeiro lugar.

festival memes 520180612145537

O evento fez o maior sucesso entre os estudantes da UFPI e contou com apresentações musicais, oficinas para construção e exposição de memes, declamação de poesias e batalha de memes.

Concurso “Batalha dos Memes”

Durante o evento, houve uma “Batalha dos Memes”, onde alunos do cursos de Letras Português e Letras Francês produziram memes que relatavam o cotidiano dos universitários ufpianos e disputaram o prêmio de melhor meme. Os jurados levaram em conta a criatividade, autoria das imagens utilizadas e a responsabilidade do conteúdo.

O primeiro colocado ganhará um vale-livros no valor de R$50,00. O Segundo colocado levará uma linda camisa estampada com um meme de sua preferência e, por fim, o terceiro colocado ganhará botons com a temática do festival. 

Contextualizando os memes

Ao contrário do que muitos imaginam, os memes são tão antigos quanto a humanidade e estão relacionados com a evolução cultural. O meme na sua ideia base, busca imitar, produzir ou reproduzir, seja uma situação ou evento especifico, uma cara engraçada, por um gif ou por qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma. No que diz respeito a sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

Quando o assunto é o surgimento da cultura de memes, não há registros oficiais sobre o primeiro meme da internet no Brasil. O que se sabe é que a cultura de meme no nosso país só é tão intensa quanto a atualidade, graças aos traços culturais que estão associados ao nosso país.

O brasileiro, por natureza, é um povo que sempre traz consigo o bom humor. Por isso, mesmo em meio a tragédias, temos o costume de ironizar a situação. Lidar com bom-humor às diversidades é uma característica intrínseca do brasileiro.

No Brasil, os memes de maior sucesso são de cantoras, atrizes, novelas e programas de TV.

 

Confira mais fotos do evento:

festival memes 2820180612150022

festival memes20180612151758

 

Fim do conteúdo da página