Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor recebe Conselheiros da FADEX e apresenta aprovação de contas
Início do conteúdo da página

NIPSEC realizará debate sobre “Principais formas de violência contra a juventude brasileira”

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 14h37

Principais formas de violência contra a juventude 120180612124350

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC) se dedica à investigação da Psicanálise a partir da interface com a Educação. Para tanto, se esforça para estabelecer uma proposta interdisciplinar de trabalho com vistas à discussão de temas contemporâneos que interessam à Educação contemporânea. Tal proposta se orienta pelos estudos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, além de outros psicanalistas, cuja visada é a investigação em torno de temas como a sexualidade, a segregação, a violência, o fracasso escolar, o mal-estar docente, a toxicomania, os novos modos de vida, dentre outros.

No primeiro semestre de 2018, o NIPSEC propõe-se a discutir as questões associadas à violência. Seguindo a sua vocação interdisciplinar, buscará debater algumas temáticas referentes às variadas facetas da violência contemporânea, orientado pela leitura que a psicanálise propõe acerca do tema, os desafios que a educação enfrenta ante a tal situação e os impasses daí decorrentes.

Sendo assim, no dia 23 de junho, sábado, às 09h, na sala de vídeo I do CCHL-UFPI, será realizado o debate sobre “Principais formas de violência contra a juventude brasileira”. A expositora será a Profa. Dra. Filadélfia Carvalho de Sena (UFPI) e o debate será coordenado por Káren da Costa, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade (Saúde Coletiva) da UFPI.

Fim do conteúdo da página