Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SALIPI: acontece hoje (8) o V Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI

SALIPI: acontece hoje (8) o V Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI

Abertura20180608144539

Acontece hoje (8), durante todo o dia, o V Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (SIMPARFOR) com o tema “Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania”. O evento está sendo realizado no Cine Teatro e no Espaço Noé Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e teve início às 7h30 da manhã. O propósito é de socialização através de comunicação oral ou pôsteres das atividades que os alunos realizaram ao longo do semestre. O objetivo central é inserir os alunos do PARFOR na cultura acadêmica, participando de eventos e realizando pesquisas.

Segundo a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Glória Ferro, o SIMPARFOR é uma atividade de encerramento e acontece ao fim de cada semestre. “Já fazemos isso planejando e colocando no edital, e é um trabalho grandioso, no sentido de que envolve demandas, encaminhamentos e investimentos de todos (coordenação, professores e alunos que têm que apresentar trabalhos)”, explica. No início, ela também acreditava que seria complicado realizar um projeto desse porte ao final de cada período. “Hoje nós pensamos assim: será que ainda é possível fazer o PARFOR/UFPI sem o SIMPARFOR? Eu penso que nós precisamos apenas aprimorar esse evento. O que mais me alegra é que acho que nós cumprimos um dos principais propósitos desse evento, que é a inserção dos alunos na cultura acadêmica de modo geral e, é claro, na cultura acadêmica da UFPI. Hoje, a desenvoltura dos alunos apresentando seus trabalhos e publicando-os tanto aqui quanto em outros eventos, inclusive internacionais, nos alegra. Desejo que tenhamos mais êxito no evento”, externa.

Profa Glória Ferro20180608145025

Profa. Dra. Glória Ferro na conferência de abertura do SIMPARFOR

Logo após a realização de abertura do evento e agradecimentos aos professores, coordenadores, alunos e a todos os envolvidos na concretização de mais uma edição do SIMPARFOR, foi iniciada a mesa-redonda com tema o “Educação básica: práticas pedagógicas significativas em debate”, uma das atividades da ampla programação.

O Prof. Dr. Cássio Eduardo Miranda, que coordenou a mesa-redonda, ressaltou que o evento é sempre uma importante oportunidade de aprender, discutir e dialogar com os colegas das diversas áreas. “O objetivo da mesa é realmente o que o título propõe. Diante da situação que vivemos no país, mais especificamente do que temos vivenciado nos país nos últimos dois anos, sustentar um seminário semestralmente, da maneira que ele vem acontecendo, é sempre um desafio e um ato de coragem. Sobretudo, frente aos desmontes que a educação brasileira, mas também aquilo que temos de política pública, tem sofrido no país nos últimos anos”, explica.

Mesa20180608150110

Realização da mesa-redonda "Educação básica: práticas pedagógicas significativas em debate"

A Profa. Dra. Glória Ferro conta que o primeiro SIMPARFOR aconteceu em 2016 e este ano está sendo realizada a 5ª edição. Ela ainda destaca haver muito comprometimento e felicidade em estar executando o evento. “Trabalhamos todos os dias e unimos forças para que possa ser feito um evento da melhor maneira possível, tendo em vista o propósito de formar os professores de forma adequada. É uma grande honra e nos deixa muito felizes fazer mais uma vez o SIMPAFOR em parceira com o SALIPI, que é um grande evento no âmbito estadual e nacional”, diz a professora.

Plateia20180608150809

Conferência de abertura do V SIMPARFOR

Os alunos de Esperantina iniciarão a programação da tarde, às 15h, com uma apresentação organizada por eles. Além disso, e dando segmento à programação, será feito o lançamento de dois livros. O primeiro é “Psicologia da Aprendizagem” e o segundo “Docência e pesquisa em formação de professores: primeiras aproximações aos objetos de estudos”, que é uma coletânea de textos dos alunos do doutorado (PPGed), organizado pela Profa. Dra. Glória Ferro e Prof. Francisco Machado.

Além de mesas-redondas, a programação também contempla momentos culturais, oficinas, palestras, sessões de comunicação oral e de pôsteres. As atividades vão ser encerradas às 17h30 e vale ressaltar que considerando a demanda, a CAPS lançou edital para criação de novas turmas do PARFOR/UFPI que vão começar em agosto.

Confira programação da tarde:

12h30 – 13h30: Intervalo para almoço/Visita aos espaços do SALIPI

13h30 – 15:30: Sessões de Comunicação Oral;

15h30 – 17h30: Plenária; Lançamento de Livro; Avaliação; Encerramento;

17h30: Visita aos espaços do SALIPI.