Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto na UFPI IV Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis

cct 11.jpg

O auditório do Colégio Técnico de Teresina ( CTT/UFPI) sediou na noite da quarta (06) a solenidade de abertura oficial do IV Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (Semeares). No Piauí, o IV Semeares conecta conhecimentos e experiências a respeito da gestão dos recursos hídricos a partir do tema “Água: Consumo Sustentável”. O Seminário é realizado em parceira entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC - PI).

Com extensa programação até 09 de junho, o encontro traz como discussão central a gestão dos recursos hídricos, imerso no contexto global de preocupação com a qualidade da água e a permanência dos recursos para as próximas gerações. Todas as palestras, grupos de debates e exposições serão abertas ao público. Os palestrantes são professores da UFPI, IFPI, da Rede Estadual de Educação e também docentes de outros estados, das Universidades Federais do Maranhão e do Ceará, além da Universidade Rural do Pernambuco.

ctt 14.jpg

À solenidade de abertura estiveram presentes a vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira; o diretor do CCT, Prof. Me. José Bento de Carvalho; a coordenadora do IV Semeares, docente do CTT, Profa. Dra. Maria Majoci Moura; o reitor do Instituto Federal do Piauí (IF-PI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes; o superintendente da Funasa, José Raimundo Costa da Silva; a representante da Fadex, Diana Beatriz de Almeida; e o representante do BNDES, Prof. Dr. José Lamartine Távora Júnior.

cct 6.jpg

Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Em sua fala aos participantes, a vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, assinalou a contemporaneidade e importância dos temas como recursos hídricos, biodiversidade, resíduos sólidos, implantação de uma política pública de turismo, dentre outros. “ Para que possamos mudar a nossa postura, é extremamente importante que esses temas comecem a ser discutidos com os alunos, porque temos que investir nos nossos jovens e começar a tratar do tema como recursos hídricos ainda com a população jovem”, disse Nogueira.

A realização do seminário estimula as escolas e a comunidade a participarem de projetos que promovem a educação ambiental para sustentabilidade e a diversidade. O evento é a culminância do projeto de extensão "Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e com Vida", realizado em escolas de cinco municípios piauienses, onde os estudantes desenvolvem propostas práticas com o intuito de modificar a qualidade de vida das suas comunidades.

cct 5.jpg

Profa. Dra. Maria Majoci

“ Nossa intenção no evento é que as pessoas passem a respeitar a água como um bem comum que poderá acabar e que não é um bem individual”, disse. A coordenadora destacou também o papel social dos novos profissionais em formação, que precisam adotar posturas sustentáveis no uso da água. “Nossa preocupação também é fazer com que os acadêmicos de engenharia, arquitetura, e direito façam obras e tomem decisões considerando a necessidade de preservar os recursos hídricos”, destacou a coordenadora do evento, professora Maria Majoci.

A solenidade de abertura do IV Semeares também foi marcada pela conferência inaugural, com o representante da Agência nacional de Águas ( ANA), Luiz Gustavo Miranda, que falou das atribuições da agência de regular o uso dos recursos hídricos no Brasil e também apoiar a gestão dos recursos em níveis federal e estadual.

cct 7.jpg

Luiz Gustavo Miranda, representante da Agência Nacional de Águas, conferencista de abertura do evento

“ O desafio também passa por capacitar as pessoas pra atuar e fazer o uso racional da água, para preservar e para fazer a a gestão desse recurso, que é um processo complexo e que envolve diversos tipos de conhecimento, desde hidrologia, qualidade de água, ciência política, entre outros.”, explicou Luiz Gustavo, coordenador de capacitação pro sistema de gestão de água da ANA.

A Declaração de Sustentabilidade, concebida no 8º Fórum Mundial da Água, em março de 2018, considera que as atuais políticas de recursos hídricos não serão suficientes para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — pacote que engloba políticas nacionais e atividades de cooperação internacional, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Histórico do evento - A primeira edição do Semeares aconteceu em 2015, com mais de 450 participantes, que ampliaram seus conhecimentos sobre o tema “Educação Ambiental nas Escolas”. De lá para cá, o evento foi consagrado como um importante espaço técnico-científico e o maior encontro na área ambiental realizado no estado do Piauí.

Confira a programação do IV Semeares em www.ufpi.br/semeares.

Confira mais fotos:

cct 3.jpg

cct 1.jpg

cct 9.jpg

Desfile com alunos do 1º semestre dio Curso de Moda da UFPI, que confeccionaram trajes com materias recicláveis

cct 13.jpg

cct 8.jpg