Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto oficialmente na UFPI IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica
Início do conteúdo da página

Aberto oficialmente na UFPI IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

mesa.jpg

Na noite desta terça-feira (5), ocorreu no Auditório do CCN a solenidade oficial de abertura do IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica, que conta com a promoção do Departamento de Biofísica e Fisiologia do Centro de Ciências da Saúde(CCS) da UFPI. A proposta do evento é consolidar a difusão da Biofísica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e continuar fortalecendo a maior interação entre pesquisadores dessas regiões.

Com programação até 8 de junho, o evento reúne cerca de 200 participantes entre estudantes de graduação e pesquisadores das áreas da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias e tecnologias, de várias universidade do País e também palestrantes internacionais. O congresso abbre espaço a apresentações de trabalhos e traz a possibilidade de intercambio de conhecimentos com a presença de renomados especialistas em diversas áreas de pesquisa, especialmente na Biofísica.

A solenidade de abertura teve as presenças do presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho; o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, representando o Reitor da Universidade; o presidente do congresso, Prof. Dr. Paulo Humberto Moreira Nunes; o diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, Prof. Dr. Viriato Campelo; Prof. Dr. Livio Parente, docente aposentado da UFPI, primeiro professor de Biofísica e fundador da antiga Faculdade de Medicina do Piauí, homenageado pelo Congresso. 

pro reitor.jpg

Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto

Em sua fala de acolhida aos participantes, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI disse que “o congresso traz uma rica programação e mostra que os pesquisadores estão fazendo avanços mesmo com todas as dificuldades em fazer ciência no Brasil”.

homenageado.jpg

Professor aposentado Livio Parente, homenageado no congresso 

Homenageado com o nome da premiação aos melhores trabalhos do Congresso, que serão entregues ao fim do evento, o professor Livio Parente se disse muito honrando e feliz com a homenagem. “Quando colocaram os primeiros tijolos da antiga faculdade de medicina, eu estava aqui” buscou na memória o que viveu nos anos que se dedicou ao ensino universitário entre os anos de 1968 e até o final da década de 1990, quando se aposentou na UFPI. “ A biofísica me transformou no radiologista que sou hoje!”, completou.

O IV CRSBBf é composto de seis palestras plenas, quatro simpósios compostos de quatro minipalestras e duas sessões de pôsteres abertos à apresentação de trabalhos científicos nas áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e biotecnologia. Serão disponibilizados, ainda, dois cursos pré-congresso para participantes alunos de graduação e pós-graduação, com conteúdos de Eletrofisiologia e Biofísica do Sistema Cardiovascular. Os congressos regionais da SBBf carregam a tradição de centrar discussões em competências e demandas locais, conforme explicou o presidente da Sociedade, Antonio José da Costa Filho.

 

foto presida SSBf.jpg

Presidente da SBBf, Antonio José da Costa Filho;

“ Aqui no Piauí, no Ceará e no Recife, há grupos muito fortes nas áreas de fisiologia do coração, eletrofisiologia, sistema respiratório. Então o congresso está focado nesses temas. Sem perder a oportunidade de abordar coisas novas que também estejam em discussão”.

DSC_0009.jpg

Presidente do Congresso, Paulo Humberto Moreira Nunes

O IV Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica espera promover e incentivar uma grande interação e integração entre os grupos de pesquisa e pós-graduação. É a avaliação do presidente do Congresso, Paulo Humberto Moreira Nunes.“ O que a gente deseja é que todo esse intercâmbio repercuta nos nossos cursos de graduação, em formação de convênios e em colaborações tanto regionais quanto internacionais”, avaliou.

palestrante.jpg

Ulf Simonsen, pesquisador da Aarhus University - Dinamarca, ministrou palestra de abertura do evento 

A SBBf foi fundada em 1936, sendo a mais antiga sociedade científica da área biológica do Brasil. Desde 1977, a SBBf vem realizando, em âmbito nacional, congressos com longa tradição, reunindo pesquisadores profissionais de todas as áreas da Biofísica e alunos de graduação e pós-graduação. Com o intuito adicional de consolidar a difusão da Biofísica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e continuar fortalecendo a maior interação entre pesquisadores dessas regiões, a SBBf decidiu promover também congressos regionais, tendo já realizado o I, II e III Congressos Regionais da SBBf nas cidades de Natal-RN (2015), Aracaju-SE (2016) e Fortaleza-CE (2017), respectivamente.

 

 

 

Fim do conteúdo da página