Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor de Psicologia da UFPI participa de debates no 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional
Início do conteúdo da página

Professor de Psicologia da UFPI participa de debates no 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

FOTO PROF LUDGLEYDSON20180524084724Prof. Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo

O Prof. Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo, do Programa de Pós-graduação em Psicologia, do Campus Ministro Reis Velloso ( CMRV/UFPI) ministra atividade no 15º Seminário LGBT do Congresso Nacional, que discute desafios da velhice e será realizado na Câmara dos Deputados em Brasília.

O seminário contará com pesquisadores renomados de todo o país, senadores e deputados federais e traz o tema, “O tempo de nossas vidas – Saúde, Bem-estar, Envelhecimento e Morte na Perspectiva da Comunidade LGBT”.

Estudiosos e especialistas de vários campos acadêmicos se reúnem para tratar da questão do envelhecimento no que diz respeito a este segmento específico da população brasileira, e dos desafios relacionados a esta etapa da vida. O tema coincide com a promulgação da Lei 13.646/18, que declara 2018 o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

O evento levantará questões importantes nem sempre discutidas no âmbito da segurança pública, saúde, assistência social e psicológica, moradia, cultura, entre outros. Entre essas questões estão: como ampliar a expectativa de vida de LGBTs, especialmente gays afeminados, lésbicas masculinizadas, e travestis e transexuais pobres?

Os corpos que passam por transição, no caso da população T, demandam atenção especial? Isso está previsto em políticas públicas de saúde? Quais os impactos psicossociais para aqueles que têm que retornar para a família e, muitas vezes, “ao armário”, por conta da dependência financeira? E os aspectos emocionais e psicológicos do envelhecimento, como se apresentam?

No Brasil, ainda são escassas as pesquisas diretamente relacionadas à saúde da população LGBT idosa, assunto melhor estudado nos Estados Unidos, num campo denominado gerontologia LGBT.

Vale ressaltar a importância de se priorizar a coleta de dados e a realização de estudos acerca da população idosa LGBT no Brasil. A inexistência de dados oficiais sobre do tema deve servir de grande alerta. Sem eles, torna-se extremamente prejudicada a possibilidade de se conhecerem as condições de vida e as necessidades dessa parcela da população. Isso prejudica também a capacidade de desenvolver políticas públicas apropriadas.

‘Talk show’

Este ano será mantido o formato de talk show, com quatro rodadas trazendo nomes importantes como o desembargador Roger Raupp Rios, o escritor Silviano Santiago, o ator e dançarino Bayard Tonelli (do antológico grupo Dzi Croquettes), o escritor João W. Nery (primeiro homem trans a passar pelo processo de transição no Brasil, ainda na década de 70), o antropólogo Carlos Eduardo Henning (pesquisador do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás), Rogério Pedro (fundador da ONG Eternamente Sou), o Psicólogo Ludgleydson Fernandes de Araújo (Docente do Programa de Pós graduação em Psicologia da UFPI), a advogada Margarida Pressburger (OAB-Rio), a médica psiquiatra Kyola Vale e a médica infectologista Marcia Rachid entre outros (veja programação).

Ludgleydson Fernandes de Araújo – É professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pesquisador dos temas: Psicologia Social, Teoria das Representações Sociais; Psicologia do Envelhecimento, Psicogerontologia, Idosos/Velhice, Aspectos Psicossociais das Drogas, Aspectos Psicológicos da Prevenção ao HIV/AIDS, Homoafetividade e Pessoas LGBTT.

PROGRAMA

8h30 – Cerimônia de abertura

10h30: 1ª Rodada - Por uma Justiça inclusiva: Dinâmica dos poderes Legislativo e Judiciário no âmbito dos direitos da população LGBT, Direito de Família (sucessão, previdência, adoção).

13h30: 2ª Rodada – N ossos corpos e o envelhecimento: a trajetória das pessoas LGBTs no âmbito da saúde e do atendimento médico.

15h: 3ª Rodada – Convivência familiar, moradias coletivas, violência e abandono:  desafios de uma população que pode - mas não precisa -  envelhecer na solidão.

16h30: 4ª Rodada – Sobreviver ao preconceito no mundo do trabalho:  empregabilidade, formação, previdência e dignidade.

Fim do conteúdo da página