Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em reunião, UFPI e STRANS discutem influência do sistema Inthegra Teresina para usuários na Universidade

edited 1 (2).jpg

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (04), reunião do Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes com a Prefeitura Universitária (Preuni) e Strans sobre o impacto do Sistema de Integração do Transporte Viário de Teresina para os alunos da instituição, que dependem dos ônibus. No encontro, estiveram presentes o coordenador de manutenção da Preuni, Pedro José Rodrigues, o diretor de transportes da Strans, Francisco Nogueira e o gerente de planejamento, Denilson Guerra.

Foram discutidos o plano do Sistema Inthegra e como ele vai afetar a rotina dos estudantes. Segundo Francisco Nogueira, os usuários vão levar menos tempo para chegar à Universidade com ônibus mais vagos. “A concepção do projeto é beneficiar o máximo possível, não só o conforto como otimização do tempo. E nesse contexto estão incluídos os estudantes”, explica.

Foram apresentados dois aplicativos para auxiliar os usuários do transporte público, o StarBus e o Moovit da Strans. Eles indicam quais ônibus pegar para o destino desejado e os horários de deslocamento dos ônibus nas paradas. O Prof. Dr. José Arimatéia aproveitou a oportunidade para falar sobre o aplicativo UFPI Mobile, em fase de desenvolvimento pelo NTI. “O aplicativo visa ajudar alunos e visitantes da UFPI a se locomover dentro da Universidade”, comenta.

Em março, foi iniciada a integração completa da Zona Sul e parcial da Sudeste, além da extinção das linhas de ônibus 406 – Vale do Gavião e 730, que circulavam no Campus Ministro Petrônio Portella. A alteração, segundo o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPI), Hector Belém, refletiu na superlotação da linha 401 – Universidade. “O Sistema de Integração está chegando à Teresina e a Universidade Federal do Piauí não está sendo abarcada”, relata.

hector-belem.jpg

Hector Belém, representante do DCE

O gerente de planejamento Denilson Guerra, esclarece que a UFPI funcionará como interterminal, recebendo linhas dos bairros da zona leste norte e centro. As rotas sul e sudeste farão integração no centro da cidade para a Universidade. “As linhas não foram extintas, eu gosto de dizer que foram modificadas. As circulares não participaram inicialmente do processo de licitação, porque elas futuramente vão ser substituídas por linhas interterminais”. De acordo com Denilson Guerra, o tempo de viagem será reduzido de 10 a 20%, mesmo que o passageiro precise pegar três ou quatro conduções. “O Inthegra veio para facilitar a locomoção dos usuários”.

A previsão para o funcionamento completo do sistema de integração está em aberto. Enquanto isso, as linhas circulares permanecerão em rota. Para saber mais sobre o Inthegra Teresina, acesse aqui o site.