Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de assinatura de acordo de cooperação entre o TCU e a Andifes
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI participa de assinatura de acordo de cooperação entre o TCU e a Andifes

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

d8c71da0 cbe3 4818 bd5e e549b8edb12b20180424112036

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, participou na manhã dessa terça-feira (24), da assinatura de um acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. O acordo tem o objetivo de promover um intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, visando à especialização de recursos humanos e de conhecimento, ao desenvolvimento institucional e da gestão pública, à implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo às atividades de interesse comum.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, assinou o acordo. O compromisso havia sido firmado pelo ministro quando em reunião do Conselho Pleno da Associação, em novembro passado. À época, Carreiro afirmou que o TCU compreende o importante papel social das universidades federais. “Nós sabemos que educação é a ‘menina dos olhos’ de todo país que mira no desenvolvimento, mas, também, é a área que mais sofre com cortes em épocas de crises financeiras. Queremos somar esforços com a Andifes e com todos os reitores para salvar esse patrimônio valiosíssimo que pertence ao Brasil, que é o Ensino Superior e a Ciência. As portas do TCU estão abertas”, afirmou.

A assinatura aconteceu durante o seminário “Proposta da Educação Pública Superior do Brasil à CRES 2018”, realizado pela Andifes, Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O evento é um preparatório para a III Conferência Regional da Educação Superior (CRES 2018), que será realizada de 11 a 15 de junho em Córdoba, na Argentina, cidade onde, há 100 anos, ocorreu a Reforma Universitária. Participam os reitores, pró-reitores e assessores de relações internacionais associados às três instituições promotoras do seminário, além de convidados.

A participação de todos os dirigentes é muito importante, pois além de contribuírem com suas experiências, o seminário é subsídio para a CRES, que tem o objetivo de coordenar a Declaração e Plano de Ação sobre Educação Superior na América Latina e no Caribe, sob a perspectiva do desenvolvimento humano sustentável e o compromisso com sociedades mais justas e igualitárias, ratificando a responsabilidade dos Estados para garantir a educação superior como bem público e direito humano e social.

No período da manhã, o seminário contou duas mesas temáticas, sendo a primeira palestra sobre “O Financiamento da Educação Pública Superior no Brasil”, ministrada pelo professor Nelson Cardoso Amaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e a segunda sobre “A Educação e a Integração Latino-Americana”, com exposição do embaixador Samuel Guimarães.

No período da tarde, os participantes irão se dividir em sete grupos dedicados a cada um dos eixos da CRES 2018, de acordo com inscrições feitas previamente. Os temas serão “O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe”; “A educação superior como parte do sistema educativo na América Latina e no Caribe”; Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e no Caribe”; “Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe”; “O papel da educação superior frente aos desafios sociais da América Latina e do Caribe”; “A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico da América Latina e do Caribe”; e “100 anos da Reforma Universitária de Córdoba”.

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – Andifes, reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), lembra que, em 21 de junho de 1918, o movimento estudantil de Córdoba saiu à luta pela construção da universidade latina, sem a influência do modelo institucional europeu, que era predominante à época. “Se preparar para um evento dessa magnitude e contribuir com os eixos temáticos da CRES 2018 é uma forma de honrar a luta daqueles jovens, reafirmando o compromisso da universidade federal brasileira com a construção do projeto ideal de país”, destaca.

*Com informações da Andifes

Fim do conteúdo da página