Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI tem artigo publicado em Revista Internacional
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI tem artigo publicado em Revista Internacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Professora Edna20180405163514

Professora Dra. Edna Maria é lotada no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE)

A Docente do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Professora Dra. Edna Maria Magalhães do Nascimento teve seu artigo intitulado "La filosofía realista y naturalista de John Dewey: contribuciones para una epistemología en la actualidade" publicado na Revista Internacional Cuadernos de Filosofía Latinoamericana.

A docente explica que a Filosofia Pragmatista entre o passado e o presente: a recepção de Dewey no Brasil e na América Latina, trata-se de uma investigação com ênfase no estudo de autores pragmatistas clássicos, Peirce, James e Dewey e o legado desta tradição para a epistemologia nos dias atuais. O projeto será desenvolvido pelo NEFEP/UFPI, Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo, em parceria com o Grupo Internacional de estudos Peirceanos da Universidade de Navarra (Espanha) cuja contribuição tem sido uma boa referência às pesquisas e produção para os estudiosos desta temática.

A professora possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (1985); Especialização em Filosofia Contemporânea na PUC - Minas Gerais - (1996); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Concluiu Pós-Doutorado em Filosofia - Epistemologia Contemporânea, na Universidade de Navarra - Espanha (2016/17). Atualmente é professora adjunto 4, da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação DEFE/CCE. Leciona na Graduação e na Pós-Graduação no PPGFIL - Programa Pós-Graduação em Filosofia da UFPI. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, Filosofia da Educação, pragmatismo e ensino de Filosofia. 

Cuadernos de Filosofía Latinoamericana é uma revista de pesquisa semestral fundada em outubro de 1979, dentro do movimento para um pensamento filosófico latino-americano característico da Universidad Santo Tomas de Colombia.

Confira o artigo publicado na revista Cuadernos de Filosofía Latinoamericana.

Fim do conteúdo da página