Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor inicia o ano visitando obras em andamento no Campus de Teresina

Reitor inicia o ano visitando obras em andamento no Campus de Teresina

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Professor Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, visitou, na manhã desta sexta-feira (06), as obras que estão sendo realizadas no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. Acompanharam a visita uma equipe de engenheiros e arquitetos da Prefeitura Universitária, o Diretor da UAPI, professor Gildasio Guedes, o Diretor do Colégio Agrícola de Floriano, professor Aroldo de Carvalho e o diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, professor Pedro Vilarinho.

O primeiro local visitado foi o Centro de Ciências da Educação - CCE, onde se encontra em andamento as obras do prédio do Programa de Pós-Graduação. "Essa é uma obra muito importante para a nossa gestão, para o CCE e para os cursos de Pós-Graduação que agora terão um espaço totalmente novo, equipado e destinado à pesquisa. É assim, investindo na infra-estrutura da Universidade, que teremos condições de trazer novos cursos de Mestrado e Doutorado", disse o reitor.

A segunda obra visitada foi o prédio das futuras instalações dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL.

"É preciso pensar grande, visando o futuro. A UFPI viveu por muito tempo no atraso. Agora, estamos preparando uma universidade para o futuro, com uma infraestrutura adequada para os próximos 20 anos", ressaltou o reitor.

No Centro de Tecnologia (CT), estão sendo construídos prédios para os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.  São novas salas de aulas e laboratórios, o que demonstra o grande crescimento que a UFPI vem alcançando nos últimos anos.

"Além da construção desse prédio para os cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de Produção, ainda estamos reformando, aqui no CT, a passarela que tinha sido condenada pela Prefeitura Universitária e interligando-a aos novos prédios", comentou Luiz de Sousa Santos Junior.

A área está sendo totalmente urbanizada.  A pavimentação e construção de estacionamentos facilitarão o acesso ao local.

Outra mudança na infraestrutura da Universidade são as paradas de ônibus, que começaram a ser substituídas. Ao todo, 18 paradas do campus de Teresina serão trocadas. Os novos pontos de ônibus têm um design moderno, arrojado e que proporcionarão maior conforto aos usuários do transporte público. A estrutura é feita de tubos metálicos e possui aberturas nas laterais, possibilitando maior ventilação. O telhado é termoacústico e possui um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), mais resistente às variações de temperatura.

A visita contemplou ainda as obras de ampliação e reforma do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA).

"O NUEPPA é muito importante para a Universidade e para o Estado do Piauí. O projeto passou muito tempo abandonado. Agora, estamos reformando e ampliando os espaços do Núcleo por acreditar na sua enorme importância e nas futuras contribuições que ele trará para a nossa Universidade", afirmou o reitor.

O espaço físico da Universidade cresceu exponencialmente nos últimos sete anos. "Pensando no futuro é que estamos fazendo esse trabalho de melhoria na UFPI, que contempla desde a rede elétrica, que foi totalmente renovada, até a rede de água. Já reformamos mais de 90% da estrutura física que recebemos quando entramos em 2004. As obras que realizamos tanto aqui, em Teresina, quanto nos campi do interior foram pensadas e planejadas para uma Universidade anos à frente", concluiu o Reitor.

A última fase da visita foi a construção da nova caixa d'água do campus de Teresina. Uma torrre com quase 20 metros de altura com capacidade para 360 mil litros de água.  A construção, localizada no Centro de Ciências da Natureza, objetiva sanar os problemas de desabastecimento de água no campus.