Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Amostra Cultural do Programa Mais Educação é realizada na UFPI

II Amostra Cultural do Programa Mais Educação é realizada na UFPI

Alunos e professores de dezessete escolas da rede estadual de ensino estiveram reunidos nesta manhã (25), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, participando da II Amostra Cultural do Programa Mais Educação. Com o tema "Interagindo Conhecimentos", o evento foi organizado pela 20ª Gerência Regional de Educação (GRE) com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX-UFPI).

Em 2010, a UFPI efetivou parceria com o Projeto Mais Educação. A universidade disponibiliza cursos para a capacitação dos coordenadores e representantes das escolas que participam do projeto no Estado. A Amostra Cultural é uma forma das instituições beneficiadas com os cursos de capacitação mostrarem à sociedade as atividades desenvolvidas junto ao alunado.

Segundo a coordenadora do programa Mais Educação da 20ª GRE, Conceição Loiola, a Amostra também é uma forma de socialização entre as escolas e meio acadêmico. "O Programa é apaixonante, pois vê o aluno como ser cognitivo e holístico. Desenvolvemos atividades de tempo integral de forma integral", disse a coordenadora.

Profª. Rejane Freitas (Prex/UFPI), Edméia Feitosa, gerente da 20ª GRE, Prof. Drª. Glória Moura, Pró-Reitora da PREX/UFPI e Conceição Loiola, coordenadora da 20ª GRE

A Pró-Reitora de Extensão da UFPI, Glória Moura, na abertuta da II Amostra Cultural do Programa Mais Educação

Conceição Loiola, coordenadora do Programa Mais Educação na 20ª GRE

Coral e banda Fanfarra da U. E. Raimundo Portela abriram as atividades da manhã

O Programa Mais Educação utiliza a educação integral como ferramenta para ampliação de tempo, espaço e oportunidades educativas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos. Dentro da programação do evento, cada escola realizou apresentação artístico-cultural; coral, fanfarras, grupo de teatro e dança são exemplos das atividades desenvolvidas pelos alunos.

O grupo de teatro Utopia Mais Educação, formado por 13 alunos do nível médio da Unidade Escolar José Amável, demonstraram desenvoltura e disciplina durante a apresentação da peça "O casamento caipira". Com muito bom humor, os alunos prenderam a atenção da platéia ao contar a história de amor entre Zé Piaba e Jurema. O coordenador do grupo, Xico Borges, afirma que com um ano e meio de formação os alunos já apresentam grandes mudanças no comportamento. "Hoje, eles estão mais unidos e desenvoltos. Durante os ensaios, trabalhamos interpretação e dicção. Há alunos que melhoraram o desempenho ao apresentar seminários de classe, por exemplo", disse Xico Borges.

Grupo de teatro Utopia, da U. E. José Amável, durante apresentação da peça "O Casamento Caipira"

Grupo de teatro Utopia no camarim do Cine Teatro da UFPI

Xico Borges (de chapéu) coordena o grupo de teatro Utopia, dentro do Projeto Mais Educação

.