Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Revista Prevenção de Infecção e Saúde (REPIS) adota o modelo Rolling pass e outros critérios de internacionalização

A Revista prevenção de infecção e saúde (REPIS) (http://www.ojs.ufpi.br/index.php/nupcis/index) é um periódico on-line criada em 2015 e editada pelo Núcleo de Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (NUPCISS), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em colaboração com o Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP).

Trata-se de um periódico multidisciplinar, disponível em mais de seis bases de dados nacionais e internacionais e que publica manuscritos em diversas categorias. A revista atingiu o Qualis CAPES B4, no quadriênio 2013-2016 e vem se destacando pela política de adoção de padrões internacionais de publicação, dos quais se destacam: adoção do DOI (Digital Object Identifier), publicação nos idiomas inglês e espanhol e participação de estrangeiros no corpo editorial.

Além disso, a partir de 2018 a revista passa a adotar o sistema de publicação contínua, em que à medida que os artigos são aprovados para publicação, já são enviados a edição de layout e publicados online. Essa medida agiliza o tempo de publicação em pelo menos 2 meses.
A REPIS também adota o estilo "FORMATE DO SEU JEITO", ou seja os manuscritos enviados são livres para adotar qualquer normativa (ABNT, APA ou Vancouver). Caso opte por não adotar as normativas vigentes, o texto deve "fazer sentido" nos critérios de formatação, de forma que os avaliadores entendam quem está sendo citado e como identifica-lo. Caso o manuscrito seja considerado para publicação, só então será cobrado que o mesmo atenda as normas adotadas pelo periódico.

Todas essas medidas visam aumentar a visibilidade do periódico qualificando a produção divulgada no mesmo. A revista está com submissões abertas para 2018 e NÃO COBRA TAXAS.