Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da Pós-Graduação em Ecologia do CEAD/UFPI tem artigo publicado em revista científica Qualis A2

O estudante do curso de Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Ecologia, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), polo de Bom Jesus, Marcos Vinícius de Sousa, teve seu artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) publicado na revista científica “American Journal of Plant Sciences”, que tem classificação Qualis A2 (Ciências Agrárias I) na CAPES.

marcos vinícius

A pesquisa desenvolvida por Marcos Vinícius de Sousa foi publicado na revista científica “American Journal of Plant Sciences”

O artigo foi desenvolvido como pesquisa de TCC em colaboração com as professoras orientadoras Séfora Gil Gomes de Farias, do Campus Professora Cinobelina Elvas, da UFPI em Bom Jesus, e Déborah Praciano de Castro, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), dentre outros pesquisadores.

“Foi um desafio, mas eu contava com ótimas orientadoras e uma boa parceria, como o CPCE/UFPI em nome do Prof. Stelio Pinheiro; a coordenação da Pós em Ecologia (CEAD/UFPI) em nome do Prof. Cledinaldo Borges Leal, que sempre nos esclareceu e nos encaminhou para o rumo certo. Meu muito obrigado! ”, destacou o estudante Marcos Vinícius.

O coordenador do curso de Ecologia, Prof. Cledinaldo Borges Leal, do campus de Teresina (CEAD/UFPI), destacou a importância das publicações dos estudantes do curso no tocante ao desenvolvimento de pesquisas em Ecologia no estado. “Vários trabalhos já foram publicados em eventos científicos e em periódicos especializados, sendo que muitos alunos já estão fazendo mestrado e doutorado, o que nos deixa orgulhosos do curso de Ecologia, seus alunos e colaboradores. O aluno Marcos Vinícius sempre se mostrou interessado no curso e a publicação desse artigo é prova disso”, salientou.

O professor Cledinaldo Borges destacou, ainda, que a equipe do curso de Pós-graduação lato sensu em Ecologia (especialização), os que fazem os cursos de Ciências Biológicas e Ciências da Natureza, bem como todo o CEAD estão orgulhosos com a publicação e o empenho dos alunos. E parabenizam o estudante Marcos Vinícius e seus colaboradores.

A pesquisa

O estudo teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos alelopáticos do extrato de folhas jovens e maduras de dois materiais genéticos de eucalipto no desempenho fisiológico de sementes de milheto. Os extratos de folhas dos dois clones de eucalipto tiveram todas as variáveis analisadas alteradas, com efeito mais evidente no extrato de folha jovem do material genético. Pôde-se então concluir que os materiais genéticos testados tiveram um efeito prejudicial no desempenho fisiológico das sementes de milheto.

Acesse aqui para conferir o artigo.