Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrando do PPGEnf realiza importante pesquisa sobre assistência de Enfermagem Primária no HU
Início do conteúdo da página

Mestrando do PPGEnf realiza importante pesquisa sobre assistência de Enfermagem Primária no HU

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A importância da abordagem inicial do cliente, durante sua entrada no hospital é de extrema importância para o atendimento adequado, evitando omissão clínica, em especial, por parte da equipe de enfermagem.

O mestrando do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf), Magno Batista Lima, professor do ensino básico tecnológico de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Bom Jesus, defendeu em dezembro de 2017, a Dissertação “Modelo assistencial de enfermagem primária: uma análise por MISSCARE-Brasil”, sob a orientação da profa. Dra. Elaine Cristina Carvalho Moura.

O estudo tratou do monitoramento da implantação do modelo assistencial de Enfermagem Primária no Hospital Universitário (HU) da UFPI. A implantação do modelo foi iniciada em julho de 2016, após a sensibilização da equipe desde setembro de 2015, em parceria com docentes do Departamento de Enfermagem (DEnf) da UFPI, durante a gestão da Profa. Elaine Moura como Chefe da Divisão de Enfermagem do HU.

O estudo monitorou o modelo assistencial em foco por meio de instrumento confiável com psicometria confirmada, o MISSCARE- Brasil, que mede a percepção dos profissionais quanto a omissão de cuidados e razões desta omissão. A avaliação ocorreu quatro e sete meses após a implantação do modelo. Os resultados revelaram, entre outros aspectos relevantes, que em 78,5% do total de itens medidos pelo instrumento, ocorreu a redução na frequência dos cuidados omitidos no após sete meses de implantação do modelo assistencial, com redução ainda de 67,8% dos itens da significância das razões para omissão do cuidado. As correlações dos itens do instrumento foram suportadas pelo fluxo de atos assistenciais adotado para o modelo de Enfermagem Primária proposto, demonstrando significativa predição de que a organização da prestação da assistência, prevista no modelo implantado, melhora o gerenciamento do cuidado e atenção integral ao paciente pela enfermagem no HU-UFPI, além de revelar correlações significativas das características socioeducacionais e de trabalho dos profissionais participantes no estudo.

A Profa. Dra. Elaine Moura declarou a importância de pesquisas que resultem da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e práxis, especialmente no campo do HU-UFPI, concluindo que essas experiências reduzem a distância entre teoria e prática e ampliam a atuação de experts nos campos reais de práxis, favorecendo a prestação de cuidados de qualidade e personalizados, baseado em evidências de pesquisa ao indivíduo, família, comunidade e profissionais envolvidos.

O mestrando, Magno Lima, declarou que a utilização de modelos organizacionais para prestação de cuidados amplia a autonomia e responsabilização do enfermeiro e sua equipe, garantindo segurança e qualidade da assistência, de forma que a pesquisa o instigou a avaliar outros campos de práxis na perspectiva de implantar modelos organizacionais pertinentes.

enfermagem.jpg

Banca examinadora: profa. Dra. Aida Maris Peres (UFPR) – no vídeo; Profa. Dra. Elaine Moura (Orientadora); Profa. Dra. Maria Eliete Batista (Membro interno UFPI) e profa. Dra. Rosilane Magalhães (Suplente) e mestrando Magno Batista Lima

 enfermagem 2.jpg

Mestrando Magno Batista Lima assinando a Ata de Defesa

Fim do conteúdo da página