Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Fundação Casa Grande é tema de palestra na UFPI

Fundação Casa Grande é tema de palestra na UFPI

WhatsApp Image 2017 12 28 at 22.55.38

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da graduação e pós-graduação em Arqueologia, promove, no dia 5 de janeiro, as 9:30 no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, a palestra “A Fundação Casa Grande e a gestão do patrimônio do Cariri” com o presidente Allemberg Quindins.

Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri

A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, Brasil. Sua criação se deu a partir da restauração da primeira Casa da Fazenda Tapera, hoje cidade de Nova Olinda, ponto de passagem da estrada das boiadas que ligava o Cariri ao sertão dos Inhamuns, no período da civilização do couro, final do século XVII

Considerada referência em educação e criatividade pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri foi fundada no início da década de 1990 pelo casal Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde. Inicialmente, a instituição funcionava como uma escola livre para ensino de comunicação, arqueologia, história e artes, trabalhando com crianças a partir dos quatro anos de idade.

O ensino de música, de leitura, das lendas da região e da história do Cariri foram algumas das primeiras atividades da Fundação. Com o passar do tempo, as atividades passaram a incluir uma rádio e uma TV comunitárias, uma produtora de vídeo, um estúdio de gravação, uma biblioteca, uma gibiteca e uma editora de revistas, entre outros.