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Departamento de Fundamentos da Educação reúne resultados de projetos em obras

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os projetos desenvolvidos no Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), resultaram em duas importantes obras para a área da Educação. São elas:  “Planejamento e Gestão da Educação Municipal: os desafios para a implementação da política educacional no município”, volume I e II, que apresenta os trabalhos dos gestores municipais e professores da UFPI que participaram do curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, parceria UFPI/MEC/PRADIME; e "Alfabetização e Escolarização de Trabalhadores no Campo: parceria universidade e movimento social”, que registra uma experiência realizada pela UFPI em parceria com os movimentos sociais MST/PI e FETAG-PI e Governo Federal, por meio do INCRA.

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Obras apresentam trabalhos desenvolvidos no DEFE/CCE/UFPI

O volume I do livro “Planejamento e Gestão da Educação Municipal: os desafios para a implementação da política educacional no município” é organizado pelos professores do Departamento de Fundamentos da Educação (CCE), Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho e Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais; e o volume II, organizado também por Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho, e pela pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Gestão da Educação – NUPPEGE/UFPI,  Lucineide Maria dos Santos Soares.

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Volume I e II apresenta trabalhos realizados no curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal

A obra busca reunir os trabalhos de conclusão de curso (TCC) realizados na Especialização em Gestão oferecida pelo Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação – PRADIME, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Centro de Ciências da Educação (CCE) e o Núcleo de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação – NUPPEGE.

Segundo os autores, a obra consiste na discussão dialógica entre aspectos relevantes a educação não somente no âmbito municipal, mas em sua dimensão teórica e prática, garantindo novos estudos e discussões nas diversas áreas da educação, contribuindo assim com um ensino e aprendizagem significativo a qual pretende-se construir nas escolas públicas relacionados principalmente a gestão e suas multi dimensões.

O livro “Alfabetização e Escolarização de Trabalhadores no Campo: parceria universidade e movimento social”, também organizado pelos professores do Departamento de Fundamentos da Educação (CCE), Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho, Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais e Maria do Socorro Santos Leal Paixão, registra uma experiência realizada pela UFPI em parceria com os movimentos sociais MST/PI e FETAG-PI e Governo Federal, por meio do INCRA.

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Obra apresenta resultados de trabalho desenvolvido em parceria com movimentos sociais

A UFPI, cumprindo uma de suas funções básicas, a extensão, aceitou o desafio de participar de uma parceria proposta pelo Governo Federal, às Universidades e Movimentos Sociais, visando desencadear um processo de Educação de Jovens e Adultos nos assentamentos de Reforma Agrária do Piauí.

Em resposta ao desafio, a UFPI concebeu um Projeto, o PROEJAPI, no bojo de um programa mais amplo, o PRONERA, com o objetivo de contribuir para ampliação do fortalecimento da educação escolar básica nos Assentamentos de Reforma Agrária localizados no Piauí, selecionado pelos Movimentos Sociais – MSTPI e FETAG-PI.

O PROEJAPI/PRONERA iniciou seus trabalhos em outubro de 1999 (I Etapa) com oferta de atividades de alfabetização de jovens e adultos – atendendo a 2.280 alunos, ensino fundamental sob a modalidade supletiva para 114 monitores e capacitação de 10 alunos universitários e 10 coordenadores locais para atuarem no projeto. 

Conheça mais sobre os organizadores:

Antonio Ferreira de Sousa Sobrinho

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1972), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitação em Administração Escolar, pela Universidade Federal do Piauí (1984), Especialização em Estatística Educacional pela Universidade Federal Fluminense (1976) e mestrado em Educação, com área de concentração em Planejamento Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981). Foi Supervisor Educacional do Movimento de Educação de Base (MEB), Membro do Conselho Estadual de Educação do Piauí, chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Diretor do Centro de Ciências da Educação da UFPI, Coordenador Estadual do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária no Piauí, coordenador do Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Fórum EJA), Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos, Presidente da Comissão de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI PI). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Piauí com atuação na área de Fundamentos Politico-Administrativos da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo.

Lorena Raquel de Alencar Sales de Morais

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Metodologia da Educação no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, especializando-se em Gestão pela UFPI. Possui experiência e atuação na área de pesquisa, especificamente voltada para a Educação do Campo e Políticas Educacionais. Foi Tutora no Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - Pradime) e Colaboradora de Pesquisa no Projeto de Extensão voltado para a Educação Contextualizada com Semiárido. Atualmente participa como membro de dois núcleos de pesquisa da Universidade Federal do Piauí - UFPI, o Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo (NUPECAMPO) e o Núcleo de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE, exerceu profissionalmente o cargo de Professora Substituta da Secretaria Municipal da Educação de Teresina. E atualmente é Professora Substituta da UFPI, no Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE na área de Sociologia, bem como Professora Tutora do Curso de Pedagogia Do CEAD/UFPI, no polo de Monsenhor Gil - PI.

Lucineide Maria dos Santos Soares

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2011). Atualmente é Professora assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo/USP e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Gestão da Educação - NUPPEGE da Universidade Federal do Piauí. Vem atuando em pesquisas principalmente nos seguintes temas: Financiamento da Educação Pública, Controle Social dos Recursos do FUNDEF/FUNDEB, Valorização dos Profissionais da Educação, Gestão Pública e políticas educacionais brasileiras. Militante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Maria do Socorro Santos Leal Paixão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Pós-graduada em Orientação Educacional (PUC/MG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Piauí). Professora da Universidade Federal do Piauí, com atuação na área de Fundamentos Psicológicos da Educação. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva e deficiência intelectual.

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