Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI

VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPI

seminario licenciaturas

Entre os dias 05 e 06 de dezembro, será realizado o VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade Federal do Piauí. O evento, que vem sendo organizado desde o 1º semestre de 2015, pelo Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) e Coordenação de Estágio Supervisionado dos Cursos de Licenciatura da UFPI, tem por objetivo divulgar o resultado das experiências e vivências de discentes e docentes realizadas nas disciplinas de estágio na interface com a realidade das escolas de educação básica.

Com base nisso, o Seminário aborda o tema “Estágio Curricular Supervisionado na Formação   do  Professor:   Lugar de   Reflexão  e Ação”, com reflexões sobre as ações que vem sendo empreendidas nos estágios, na perspectiva dos discentes e docentes das diferentes licenciaturas da UFPI e dos profissionais das escolas campo de estágio.

O Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo, docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/CCE) e Coordenador de Estágio das Licenciaturas da UFPI, explica que o Seminário tem como objetivo maior divulgar os resultados das experiências e vivências de docências realizadas no estágio curricular supervisionado dos cursos de licenciaturas do Campus Ministro Petrônio Portella.

“É um evento que já vem sendo organizado desde 2015, e nesse período, 2017.2, nós chegamos ao VI Seminário. Entendemos que os estágios são disciplinas, isso está nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura, e este é o momento dos alunos, professores e demais interessados socializarem as suas experiências. Contaremos com a participação de pesquisadores de outros estados que atuam nesse âmbito, o que nos oportunizará entender como o estágio está sendo trabalhado em outras universidades”, afirma o Prof. Dr. Neuton Araújo.

Durante o evento serão realizados debates e discussões por meio de conferências e uma mesa-redonda envolvendo professores/pesquisadores da área de estágio, discentes e docentes das licenciaturas e professores das escolas que recebem os alunos em formação, além da apresentação de relatos de experiências no formato de pôster e comunicação oral.

O evento tem como público-alvo: alunos matriculados em Estágio Curricular Supervisionado da UFPI e de outras IES; Professores Supervisores de Campo (Escola) e Orientadores de Estágio (IES).

Mais informações no site do evento.