Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza ações de saúde em Altos
Início do conteúdo da página

HU-UFPI realiza ações de saúde em Altos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

1U6A5626.JPG

A Ação Solidária teve por objetivo estender as ações assistenciais para além do ambiente hospitalar

Com o objetivo de levar ações de saúde para além do ambiente hospitalar, alcançando um número maior de pessoas que precisam de atendimento, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizou, no dia 10 de novembro, a Ação Ebserh Solidarária. Com a participação de 39 hospitais universitários federais que integram a Rede Ebserh, foram oferecidos diversos atendimentos em localidades distribuídas nas cinco regiões do país.

1U6A5698site.jpg

Cerca de 30 profissionais do HU-UFPI atuaram na ação

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) participou da ação promovendo um mutirão em Altos. Foram realizadas diversas atividades dirigidas à população local, a exemplo de palestras e distribuição de material informativos, além de atendimento médico de triagem para doenças relacionadas ao câncer de pele, doenças infectocontagiosas (testes para HIV e Hepatite B e C) e doenças cardiovasculares.

1U6A5599.JPG

Ações educativas foram dirigidas à população de Altos

De acordo com o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFP, Dr. Eulálio Damásio, a ação também envolve a assinatura de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Altos. "Essa parceria entre o HU-UFPI e a Prefeitura de Altos proporciona, além da prestação de serviços à população, a capacitação e a atualização dos profissionais da Atenção Básica de Saúde que atuam no município, melhorando a qualidade dos serviços prestados por meio da troca de experiência entre os profissionais do Hospital Universitário e os da equipe que atua em Altos", afirmou.

1U6A5624site.jpg

Mais de 300 pessoas do município de Altos participaram

Segundo a prefeita de Altos, Patrícia Leal, "essa parceria com o HU-UFPI é de grande valor para a população de Altos por proporcionar aos moradores do município atendimento médico em várias especialidades e com profissionais capacitados e de reconhecida competência".

Patrícia Leal destacou, ainda, que as demandas da área de saúde sempre terão prioridade em Altos. "Mesmo diante de tantas dificuldades, especialmente para as gestões municipais, temos buscado alternativas e ficamos felizes com essa cooperação do HU-UFPI", enfatizou. 

1U6A5615.JPG

Consultas, exames e testes rápidos foram realizados na Ação Solidária

Atendimento – Participaram da ação 27 profissionais do HU-UFPI, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos. “Reforçando nosso papel de hospital escola, a ação também envolveu residentes, sendo mais uma oportunidade para o aprendizado e o aperfeiçoamento da formação dos alunos vinculados aos programas de residências médicas e multiprofissionais”, pontuou o Dr. Eulálio Damásio.

1U6A5601site.jpg

 Residentes realizaram ação educativa durante o mutirão

Mais de 300 pessoas foram atendidas, sendo realizadas 147 consultas, 186 exames e 184 testes rápidos. O Chefe da Divisão da Gestão de Cuidado do HU-UFPI, Dr. André Luiz Sobral, explica que os procedimentos de triagem que foram realizados são de significativa importância para a prevenção do câncer de pele, de doenças sexualmente transmissíveis e de doenças cardiovasculares.

Daiane da Silva Sousa, moradora do bairro Bacurizeiro, em Altos, foi atendida durante o mutirão e, após consulta com dermatologista, avaliou positivamente a ação. “Fiquei muito satisfeita. Para quem não tem plano de saúde ou dinheiro, fica complicado passar por um especialista. E hoje participei de um serviço de qualidade, com consulta com um médico competente, que me atendeu muito bem. Estou satisfeita com isso”, disse.

1U6A5705site.jpg

Prefeita e vice-prefeito de Altos com profissionais do HU-UFPI

O Secretário Municipal de Saúde de Altos, Nerirrony Lacerda, destacou que “essa parceria é muito importante para o município, uma vez que atende, com a presença de especialistas, a demandas crescentes, além de contribuir para a capacitação dos profissionais que atuam localmente”.

“A Ação Ebserh Solidarária, concretizada em Altos por meio do mutirão do HU-UFPI, superou as expectativas. Vamos trabalhar para que essa parceria seja duradoura, de modo que nosso município consiga atender, com eficiência, as demandas da saúde”, observou a prefeita Patrícia Leal.

As ações aconteceram na Secretaria Municipal de Saúde (prédio conhecido por CESPI), no centro de Altos.

Fim do conteúdo da página