Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Workshop do PPG em Ciência dos Materiais teve início nesta quinta-feira (21)

I Workshop do PPG em Ciência dos Materiais teve início nesta quinta-feira (21)

WS3

Teve início na manhã desta quinta-feira (21), o I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Na solenidade de abertura, realizada no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia do Centro de Ciências da Natureza (CCN2), compuseram a mesa diretiva: o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-prefeito de Teresina e ex-reitor da UFPI, Luiz Júnior; Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação em exercício, Prof. Dr. Welter Cantanhêde; Coordenador do PPG em Ciência dos Materiais da UFPI, Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto; coordenador da área de Ciência dos Materiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Prof. Dr. Antônio Martinelli; e representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Albemerc Moura.

WS1

Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, coordenador do PPGCM

Segundo o coordenador do PPGCM, Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, a proposta do workshop é levar os estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos com pesquisa a pensar o modelo de pesquisa vigente no país, especialmente na área de Ciência dos Materiais. “Os palestrantes foram escolhidos para trazer uma visão inovadora da pesquisa em materiais no Brasil e como isso vai se desenvolver daqui para frente, principalmente, nessa quebra de paradigmas que estamos tendo na nossa sociedade, especialmente, com financiamento público de pesquisa”, destacou.

WS4

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

O Workshop acontece na semana de divulgação do resultado da Avaliação Quadrienal 2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O curso de Mestrado e Doutorado em Ciência dos Materiais da UFPI ficou com a nota 5 na avaliação da CAPES, o que o classifica como muito bom ou excelente.

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou os avanços dos programas de pós-graduação da Instituição. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, não apenas pela nota 5 do PPGCM, mas, também, porque avançamos muito no conjunto de programas de pós-graduação da UFPI. Os programas são recentes e passamos de 09 cursos com nota 4 para 16 com nota 4. Foi um grande avanço e precisamos avançar ainda mais, e podem continuar contando com o apoio da administração superior para alcançarmos a nota 7 em todos os programas. Estamos passando por momentos difíceis nas universidades e no país, e, mesmo assim, procuramos dar todo apoio à pesquisa e à pós-graduação, com ações como os dois editais que lançamos com recursos do orçamento da UFPI: um é de bolsa-produtividade e o outro é de incentivo a publicações. Quero aqui parabenizar a todos que fazem o PPGCM, esse programa se tornou um orgulho da UFPI, pois é o primeiro programa nosso a chegar a nota 5, e podem contar com nosso apoio para que possamos continuar crescendo”, declarou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo coordenador da área de Ciência dos Materiais da CAPES e docente da UFRN, Prof. Dr. Antônio Martinelli, e teve como tema “A pesquisa em materiais; tendências e perspectivas nacionais e mundiais”. A programação segue até amanhã (22) e conta com palestras, mesa-redonda e sessão de pôsteres, com a participação de professores, pesquisadores e estudantes de diferentes instituições de ensino do país.

Confira a programação completa aqui.