Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PNAIC: UFPI e parceiros formam quase 8 mil professores alfabetizadores no Piauí em 2016
Início do conteúdo da página

PNAIC: UFPI e parceiros formam quase 8 mil professores alfabetizadores no Piauí em 2016

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

14.07 PNAIC (45).JPG

Seminário encerra formação de quase oito mil alfabetizadores, que iniciou em 2016

Durante esta sexta-feira (14), ocorre em Teresina o Seminário Estadual de Alfabetização: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em Foco, com a participação de mais de 700 professores dos municípios piauienses. 

Com o tema, “Formação Continuada de Alfabetizadores: Ações do PNAIC no Piauí", o evento é realizado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), da UFPI, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC).

14.07 PNAIC (22).JPG

Meta do programa é alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade

Criado em 2012, o Pnaic é um compromisso formal que une o Governo Federal e municípios em um esforço conjunto para que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ou seja, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. No Piauí, todos os 224 municípios integram o Pacto. 

Seminário Pnaic - Participaram da solenidade de abertura do Seminário a coordenadora geral do Pnaic no Piaui, Profa. Dra. Antonia Edna Brito; as coordenadoras adjuntas do Pnaic no estado, Profa. Dra. Barbara Maria Macedo Mendes e Profa. Dra. Teresa Christina Torres Silva Honório; a supervisora do Pnaic no Piauí, Prof. Dra. Josania Lima Portela Carvalhedo; a representante dos formadores do Pnaic no Piauí, Profa. Me. Rosilene Vieira; o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI), Edmilson Pereira de Araujo; a representante da Seduc-PI, Profa. Esp. Maria Aragão; a representante dos coordenadores locais, Profa. Esp. Iracema Hildete Carvalho Albuquerque.

O Pnaic é sustentado em quatro eixos: material didático, avaliação, gestão e mobilização social e, o principal deles, formação continuada de professores. A UFPI é responsável por coordenar, gerenciar e desenvolver as ações de formação e atua em parceria com a Undime-PI), e secretarias municipais de Educação. Só este ano, a Universidade formou 7.777 professores alfabetizadores – a meta anual é formar entre 7.500 a 8.500 profissionais cada ano.

As equipes da Universidade, formadas por professores efetivos, estudantes de mestrado e doutorado, e pessoas da comunidade selecionadas como formadores, vão aos municípios acompanhar as ações de formação continuada. O objetivo é auxiliar os professores refletir sobre as práticas alfabetizadoras, explica a coordenadora geral do Pnaic no Piauí, Antonia Edna.

14

Coordenadora do Pnaic no Piauí, Antonia Edna Brito.

“A ideia é formar na unidade teoria-prática, e nós encontramos resistência entre os professores, porque eles não queriam a teria, queriam o melhor método para alfabetizar. Mas fomos construindo esse entendimento de que a formação requer o conhecimento teórico associado à prática. Levar o professor a entender o que, por que e para que fazer no contexto da sala de aula”, explica Antonia Edna Brito. 

14.07 PNAIC (12).JPG

 Edmilson Pereira, da Undime-PI

Para o representante da Undime-PI, o programa é viável para impactar a qualidade do ensino nos municípios.

“Nós percebemos a mudança pela formação dos professores que o programa proporciona, pelo material didático e paradidático disponibilizado para o trabalho dos professores em sala de aula, e pela articulação dos professores com as secretarias de Educação, que proporciona uma sintonia nos trabalhos”, analisa Edmilson Pereira.

14.07 PNAIC (27).JPG

Quase 800 professores acompanham a programação do Seminário Estadual da Pnaic

A programação do Seminário Pnaic avança ao longo do dia com debates, palestras e mesas-redondas, voltados à reflexão de temas diversos como alfabetização e inclusão, alfabetização em classes multisseriadas, e letramento escolar.

 

palestrante.jpg

Eliana Sousa, palestrante no Seminário, defende prática pedagógica menos mecânica e mais criativa

 Marcando a abertura do evento, a Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques, da UFPI, ministrou a palestra “Formação continuada de professores: realidades e possibilidades do desenvolvimento profissional”.

“É trabalhar com a ideia de que a formação continuada pode levar ao desenvolvimento profissional, quando, de fato, possibilita a transformação da consciência do professor. Para que esse professor aprenda a olhar a realidade, investigar, e ser capaz de encontrar o caminho para uma prática pedagógica menos mecânica, mais inovadora, mais criativa e mais transformadora”, explicou a palestrante.

ita.jpg

 Coordenadora do Pnaic em Itainópolis comemora sucesso do Programa no município

Atuando no município de Itainópolis, a coordenadora local do Pnaic, percebe os resultados da formação dos professor nos índices da Educação no município, localizado a 360 km de Teresina.

“O maior desafio que o município ainda encontra é a questão de distorção idade-série, principalmente, em algumas localidades, temos crianças que chegaram à escola em idade avançada. Com aquelas crianças que conseguimos trabalhar após o programa, os resultados são festejados. Temos, por exemplo, três escolas que já estão com a meta no IDEB acima do esperado”, destaca.

 

 

 

Fim do conteúdo da página